Medicina – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

O Curso de Medicina da FMRP-USP destaca-se pela capacidade médico-científica e pela dedicação de professores de renome no cenário nacional e internacional, propiciando formação médica de excelência a um profissional apto a atuar de forma competente e integral na promoção da saúde. Tem duração de seis anos com conteúdos que proporcionam sólida base de conhecimentos de biologia humana, aplicação clínica que aborda a saúde individual e da população, nos seus aspectos de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação nas diferentes áreas clínicas e cirúrgicas, nas áreas de atenção à saúde da família e comunidade, formação humanística e atividades em pesquisa. O Internato oferece treinamento supervisionado para o exercício profissional do futuro médico na prática geral da medicina, com realização de estágios nos Centros de Saúde Escola, Núcleos de Saúde da Família, Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – Mater, Hospital Estadual de Ribeirão Preto e Hospital Estadual de Américo Brasiliense, Hospital das Clínicas da FMRP e instituições associadas à Faculdade.

Infraestrutura

O curso apresenta como locais para o ensino e aprendizagem um Bloco Didático com salas de aula, anfiteatro e ambientes de videoconferência; Centro de Virologia; Centro Estadual de Reabilitação; Laboratório de Cirurgia Experimental; Laboratórios de Genética; Patologia e Centro de Medicina Legal; Hemocentro de Ribeirão Preto; Hospital da Criança (em construção); Hospital das Clínicas da FMRP-USP com seus Departamentos Clínicos e Cirúrgicos; Laboratório de Simulação; Laboratório Multidisciplinar; Prédio Central da FMRP-USP com seus Departamentos e Laboratórios de Biologia Celular Molecular e Bioagentes Patogênicos, Fisiologia, Farmacologia, Bioquímica e Imunologia; Sala Pró-aluno de Informática; Unidade de Emergência do HC- FMRP-USP; Unidade de Saúde Mental. No Complexo Hospital das Clínicas são desenvolvidas as atividades de assistência, ensino e pesquisa da FMRP. Este complexo é formado por várias unidades próprias e conveniadas. O núcleo central é constituído pela Unidade Campus, Unidade de Emergência e Centro Regional de Hemoterapia. Para realização de atividades hospitalares de média complexidade, o Hospital das Clínicas mantém convênio com Hospital Estadual de Ribeirão Preto, Centro de Referência da Saúde da Mulher e Hospital Estadual de Américo Brasiliense, além do Centros de Saúde Escola e Núcleos de Saúde da Família.
Os estudantes dispõem de suporte pessoal, com serviços de transporte e alimentação subsidiados, alojamento ou auxílio-moradia. Encontram também espaços com recursos de informática e material didático, com rico acervo de livros e periódicos na Biblioteca Central do campus. Existem programas de apoio ao estudante com bolsas de iniciação científica e outras modalidades e também o Centro de Apoio Psicológico e Psicopedagógico. São ainda oferecidas diversas oportunidades de participação em atividades esportivas e culturais.

Inserção Profissional

O profissional formado pela FMRP-USP estará apto a atuar de forma competente na atenção integral à saúde dos indivíduos e da população, na resolução dos problemas de saúde mais prevalentes, com capacidade para exercer suas atividades na rede pública de saúde do país, e também em condições de obter acesso aos programas de treinamento especializado e de iniciar a formação pós-graduada para a vida acadêmica.

Onde estudar?