Meteorologia – São Paulo

Descrição do Curso

A meta do curso é oferecer uma graduação com sólida base científica, capacitando o estudante a desenvolver novas tecnologias de observação, métodos conceituais e de previsão do tempo e do clima. Assim o bacharel terá possibilidade de gerar, analisar e interpretar produtos meteorológicos para aplicação nos diversos ramos da Ciência em função das demandas sociais. Para isso, o curso é estruturado com uma forte fundamentação matemática e física, destacando-se ainda ênfase tanto nos conceitos básicos de Meteorologia (instrumentos, termodinâmica, radiação, climatologia, sinótica) quanto nos conceitos avançados (dinâmica atmosférica, micrometeorologia, hidrometeorologia, agrometeorologia, radares, satélites). O curso oferece, regularmente, oportunidades para alunos interessados em executar pesquisa com bolsa de iniciação científica bem como monitoria em disciplinas do curso, ao mesmo tempo em que encoraja os estágios em órgãos operacionais e empresas que atuam na área de meteorologia.

Infraestrutura

O IAG possui importante biblioteca (mais de 4500 livros e 41 títulos específicos da meteorologia) e laboratórios computacionais para aquisição, tratamento de bases de dados meteorológicos, processadores com alta capacidade para aplicação de modelos numéricos, visando diagnósticos e prognósticos de condições atmosféricas. Para as atividades práticas, os alunos contam também com instrumentos e a infraestrutura de observação da Estação Meteorológica do IAG, localizada no Parque Cientec da USP.

Inserção Profissional

As principais áreas de atuação são previsão do tempo e climatologia. A previsão do tempo tem aplicação na aeronáutica, eventos extremos; na defesa civil; na marinha; em órgãos de avaliação de qualidade do ar, bem como para o público em geral, com sua divulgação nos meios de comunicação. A climatologia tem papel importante para a agricultura, estudos de impacto ambiental e de planejamento. Entre as alternativas para o Meteorologista formado, pode-se citar a atuação em pesquisa, continuando seus estudos na pós-graduação, depois podendo inserir-se na carreira acadêmica ou em um centro de pesquisa do país.

Onde estudar?