Música – Ribeirão Preto

Descrição do curso

Desde 2002, funcionando como extensão da ECA-USP, o Conselho Universitário da Universidade deliberou a criação do Departamento de Música da FFCLRP-USP a 14 de dezembro de 2010. Agora emancipado e com autonomia acadêmica e administrativa (incluindo-se um notável crescimento de suas instalações prediais), a nova filosofia de trabalho do Curso de Música junto à FFCLRP-USP compreende uma dinâmica de fusão de horizontes envolvendo as três principais atividades em música: composição (ofício do compositor), interpretação/execução (ofício do instrumentista, cantor e regente) e pesquisa (ofício do musicólogo). Ao se evitar uma especialização precoce por parte do aluno, estimulam-se não só as necessárias interfaces mas também o constante exercício de cruzamento entre estas três principais áreas da música. O Departamento de Música da FFCLRP-USP oferece hoje cursos de Educação Artística – Licenciatura com Habilitação em Música, Música – Bacharelado com Habilitação em Instrumento e Música – Bacharelado com Habilitação em Canto e Arte Lírica.

Infraestrutura

Além da Sala de Concertos da Tulha e casas anexas, o DM-FFCLRP-USP conta com um amplo e moderno Bloco Didático, atendendo não só a demanda das aulas coletivas como ainda viabilizando o estudo individual dos alunos. Contando hoje com 13 claros docentes em dedicação de tempo integral, os corpos estáveis em laboratórios para a prática de música sinfônica, coral e de câmara (entre eles, a USP-Filarmônica) viabilizam estágios em ciências da performance para os alunos, muitos deles com bolsas, além de outras bolsas de pesquisa e extensão.

Inserção Profissional

O aluno de graduação do DM-FFCLRP-USP, formado nos Bacharelados ou em Licenciatura em Música, estará apto a atuar como professor de música, tanto na rede de ensino quanto em escolas específicas de música; como cantor ou instrumentista (atuando como solista ou em conjuntos de câmara, sinfônicos, ópera, etc.), como compositor, e ainda poderá almejar a carreira de pesquisador em música. O domínio poético, prático e teórico da música viabiliza as mais diversas formas de atuação, em especial no crescente mercado brasileiro.

Onde estudar?