Música – São Paulo

Descrição do Curso

O Departamento de Música da ECA-USP desenvolve cinco modalidades de cursos em sua Graduação: Licenciatura em Música e os Bacharelados em Regência, Composição, Canto e Instrumento (Sopro, Cordas, Cordas Dedilhadas, Percussão e Teclado). Sua grade curricular possibilita uma formação profunda e sólida, tanto no que tange ao conhecimento prático em música e seus desdobramentos, quanto às bases
técnicas, teóricas e históricas, atendendo às demandas do conhecimento musical contemporâneo, no qual interferem ainda outros campos do conhecimento.
As disciplinas oferecidas no curso pretendem desenvolver dinâmicas reflexivas e ativas no sentido de possibilitar aos alunos uma relação viva com a aprendizagem musical. Sua conjugação com o alto nível do corpo docente visa à formação de profissionais de elevada competência nas várias habilitações consideradas.

Infraestrutura

O Departamento de Música conta com uma estrutura que abrange 17 salas de aula, 14 salas de estudo, além de um auditório e estúdio de gravação. Seus 8 laboratórios e a OCAM (Orquestra de Câmara da ECA/USP) apoiam atividades de ensino, pesquisa e extensão, e oferecem vagas para estagiários e bolsistas. Além disso, os alunos dos cursos de Música têm acesso à Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes e seu abrangente acervo de livros, periódicos, teses, material de áudio e vídeo e partituras.

Inserção Profissional

As diferentes habilitações oferecidas capacitam os alunos a exercer atividades como compositores (tanto na criação musical experimental, como na produção orquestral, camerística ou multimidiática); como regentes, cantores ou instrumentistas (em concertos, óperas, musicais, gravações, cinema ou teatro); como professores licenciados (no Ensino Básico e Médio, bem como em conservatórios e escolas livres de música) ou dando continuidade à formação acadêmica, na pós-graduação (mestrado e doutorado).

Onde estudar?