Nutrição e Metabolismo – Ribeirão Preto

Descrição do curso

O nutricionista estuda as necessidades nutricionais dos seres humanos, sua relação com o estado de saúde, os processos fisiológicos associados, bem como a relação do homem com o alimento, considerando suas manifestações psico-sócio-culturais, para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas saudáveis e enfermas, em todos os ciclos da vida. O Curso de Nutrição e Metabolismo é desenvolvido em cinco anos e está dividido em disciplinas das áreas básica, aplicada e profissionalizante, visando, desde o início do curso, o contato com a área de trabalho do nutricionista e com pesquisas na área. As disciplinas de habilitação profissional se intensificam a partir do sétimo semestre e, nos últimos dois semestres, a carga horária é integralmente prática nos diferentes campos de atuação do nutricionista: nutrição clínica, nutrição em saúde pública e em administração de unidades de produção de refeições.

Infraestrutura

Além da infraestrutura da FMRP, o CNM tem um Centro Estudantil e uma Empresa Júnior e tem acesso a diversas atividades científicas e culturais no campus, possibilitando uma vivência universitária com acadêmicos de vários cursos da USP.

Inserção Profissional

O nutricionista atua em locais que fornecem alimentação para a população saudável e enferma. Trabalha em instituições como hospitais, academias de ginástica, clubes de esportes, consultórios, unidades básicas de saúde, escolas, instituições para idosos, bancos de leite humano, lactários, centrais de terapia nutricional e empresas prestadoras de serviço de alimentação coletiva, hotéis, marketing de produtos alimentares, programa de saúde da família, atendimento de saúde domiciliar e vigilância sanitária.

Onde estudar?