Nutrição – São Paulo

Descrição do curso

Para formar um profissional da área da saúde que seja capaz de desenvolver ações de segurança alimentar e nutricional e atenção dietética, destinadas a indivíduos e grupos populacionais, o currículo está estruturado em torno de três eixos temáticos integradores das disciplinas e das atividades: Atenção Dietética, Segurança Alimentar e Nutricional e Trabalho, Ciência e Cultura. O curso é planejado para ser cumprido em dez semestres e em meio período (matutino ou noturno). As disciplinas dos oito primeiros semestres do curso pretendem favorecer a integração entre teoria e prática e o diálogo permanente entre os três eixos curriculares, ampliando a possibilidade de construção e significação de saberes e de situações reais relativas ao exercício profissional do nutricionista. Nos dois últimos semestres do curso, ocorrem os estágios obrigatórios destinados à aprendizagem de competências próprias da atividade profissional, relacionadas às principais áreas de atuação do nutricionista.

Infraestrutura

A Faculdade de Saúde Pública conta com uma Biblioteca integrante do sistema de Bibliotecas da USP e colaboradora da Rede Bireme, amplo acesso a rede de internet, restaurante universitário e creche. À Faculdade, também estão vinculados o Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza e o Centro de Saúde de Araraquara que são campos de estágio e treinamento de profissionais da saúde. O aluno pode participar de entidades acadêmicas, tais como o Centro Acadêmico, a Atlética, a Nutritiva e a Empresa Júnior, além de poder usufruir do espaço de convivência estudantil. Também tem a oportunidade de participar de atividades científicas, seminários e congressos. Especificamente para o curso de nutrição, há um laboratório de Técnica Dietética, com recursos para análise sensorial e um laboratório de Avaliação Nutricional da População.

Inserção Profissional

Os alunos formados no Curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública podem atuar em múltiplas áreas de trabalho, dentre elas: Nutrição Clínica, Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, Nutrição em Saúde Pública, Experimentos com Alimentos, Assessoria e Consultoria, Docência e Pesquisa Científica. Essas áreas podem ser exercidas em locais tais como: Serviços públicos e privados de saúde, Consultórios, Academias, Laboratório, Restaurantes, Hotéis, Spas e Instituições de Ensino e Pesquisa.

Onde estudar?