Pedagogia – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

O Curso tem por objetivo formar profissionais em condições de atuar de maneira crítica e compromissada com a melhoria da qualidade da educação. As disciplinas e atividades organizam-se em três Núcleos de Formação: Núcleo de Estudos Básicos que analisa os fundamentos teórico-metodológicos necessários à formação do pedagogo incluindo os estágios curriculares obrigatórios; Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, composto por disciplinas de natureza optativa; e Núcleo de Estudos Integradores formado por disciplinas voltadas para a área da pesquisa além de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais. Os estágios, ao longo do curso, realizam-se junto a instituições educativas parceiras e apoiados por uma equipe de educadores, além dos docentes responsáveis. O curso é organizado em oito semestres ideais, em período noturno e carga horária total de 3.380 horas. O estágio curricular supervisionado tem carga horária total de 400 horas em docência na Educação Infantil, docência nos anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional.

Infraestrutura

O curso conta com dois Laboratórios Didáticos: Laboratório Pedagógico Paulo Freire, com acervo de equipamentos, obras e demais materiais destinados a subsidiar aulas e desenvolvimento de projetos em diferentes disciplinas, constituindo-se também por espaço de estudos em grupo e Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador, LAIFE, constituindo-se também como espaço de elaboração e desenvolvimento de aulas e realização de pesquisas, atividades de extensão universitária e reuniões de grupos de estudos.

Inserção profissional

O Profissional formado pelo Curso de Pedagogia estará capacitado a atuar não só na docência em Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas em outras áreas emergentes do campo educacional e também na Gestão Educacional, o que compreende a participação na organização e gestão de sistemas públicos de ensino e organizações educativas.

Onde estudar?