Pedagogia – São Paulo

Descrição do curso

A FE tem como principal objetivo a formação de profissionais para atuar na área educacional, aptos a enfrentar os desafios de uma sociedade em rápida transformação e com demandas educacionais complexas. No currículo da Pedagogia, as disciplinas apresentam os fundamentos filosóficos, históricos, didático-metodológicos, econômicos, políticos e administrativos para a compreensão da educação escolar, de suas instituições e de seus agentes sociais. O curso é alicerçado na indissociabilidade entre as atividades de docência, pesquisa e extensão, e promove iniciação à atividade investigativa e crítica das práticas, da cultura e do saber escolar. Além disso, a FE oferece disciplinas que compõem a estrutura curricular de 27 cursos de Licenciatura da USP. As disciplinas e atividades de estágio sob sua responsabilidade são organizadas de modo a possibilitar que os professores em formação tenham o domínio de conhecimentos práticos e teóricos articulados em uma perspectiva crítica e transformadora.

Infraestrutura

A FE possui diversos espaços de ensino, pesquisa, cultura e extensão. Eles compreendem: 1 biblioteca, que atualmente possui um acervo de 200 mil volumes, um dos mais ricos e completos na área educacional do país; 13 laboratórios didáticos; 4 centros de estudo, pesquisa e extensão; 1 núcleo interdisciplinar; 1 museu; e 1 sala de informática, exclusivamente dedicada aos estudantes. Além disso, a FE mantém uma Escola de Aplicação que atende 700 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Inserção Profissional

Os egressos da FE podem atuar como professores da Educação Básica, em suas diversas modalidades: na Ed. Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Pedagogia); nos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio (demais Licenciaturas, nas disciplinas específicas de sua formação universitária). Os licenciados em Pedagogia podem, ainda, exercer funções de administração, planejamento, supervisão e orientação educacional, e atuar como consultores e assessores em instituições educacionais.

 

Onde estudar?