Química – São Carlos

Descrição do Curso

A Química é conhecida como a “Ciência das Transformações”. O estudo desses fenômenos envolve o conhecimento profundo das estruturas dos compostos e das reações que promovem ou participam, assim como suas aplicações no setor produtivo e nas áreas da saúde e meio ambiente, entre outras. O curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) oferece plenas condições para formação de profissionais com competências e habilidades para atuar nessa fascinante área do conhecimento humano, tanto na produção quanto na pesquisa. O curso apresenta um núcleo básico, comum a todos os ingressantes, e permite a formação profissional com habilitações Fundamental e Tecnológica, dependendo da opção que o estudante faz no início do terceiro ano. A habilitação Fundamental oferece ao estudante a formação nas áreas básicas da Química, permitindo sua inserção profissional tanto no contexto acadêmico, i.e. na pesquisa científica e na docência, como no setor produtivo, i.e. em empresas e indústrias, institutos, e em órgãos públicos. A habilitação Tecnológica oferece ênfases Ambiental, Alimentos, Materiais e Gestão de Qualidade, as quais habilitam o profissional em temáticas específicas da Química, propiciando formação ampla e visão completa da Química.

Infraestrutura

O IQSC possui 7 (sete) laboratórios de ensino com área 180m2/laboratório, sendo 1 laboratório de informática com 20 microcomputadores, 8 salas de aulas com estrutura multimídia e capacidade média de 60 carteiras, 1 anfiteatro com capacidade para 80 pessoas, 2 anfiteatros com capacidade para 35 pessoas cada. A Biblioteca do IQSC, com 1443 m2, é considerada pelo CNPq como sendo de nível regional nas áreas de Química e Engenharia Química, dispondo de todas as facilidades de informática e acesso às mais importantes bases de dados do mundo. O IQSC conta com equipamentos de médio e grande porte, que permitem explorar os aspectos mais modernos de todas as áreas da Química, que são disponibilizados para o uso de seus estudantes. Os laboratórios de pesquisa contam com infraestrutura de excelência, disponível aos estudantes que desenvolvem estágio de iniciação científica.

Inserção Profissional

Os estudantes do IQSC recebem formação profissional que lhes permite atuar nas mais diversas atividades acadêmicas, de pesquisa e desenvolvimento, meio ambiente, alimentos, ciência dos materiais, forense, gestão de qualidade (consultoria e certificação) e industrial, inclusive com a possibilidade de estágios no exterior.
Os egressos estão atuando em grandes empresas no Brasil e no exterior, e também há muitos egressos que são docentes das mais conceituadas universidades, tanto públicas, quanto privadas, bem como em renomadas instituições de pesquisa de todo o país.

Onde estudar?