Relações Internacionais – São Paulo

Descrição do curso

O Bacharelado em Relações Internacionais tem por objetivo formar especialistas em relações internacionais, capazes de atuar em diversos campos de atividade. A meta é formar indivíduos polivalentes, com sólida formação e domínio dos fundamentos econômicos, políticos e jurídicos, necessários à compreensão dos fenômenos internacionais.

O curso tem compromisso com a abordagem multidisciplinar e está dividido em dois segmentos. O primeiro, com duração de dois anos, constitui o tronco básico do curso, em que são oferecidas disciplinas obrigatórias, voltadas à formação básica dos estudantes.

O segundo segmento, também com duração de dois anos, está composto por três conjuntos: um tronco comum constituído por disciplinas obrigatórias, voltadas à formação avançada; eletivas que ofereçam aos alunos a possibilidade de aprofundar a formação de acordo com seus interesses; e optativas livres, cursadas em qualquer Unidade da USP.

Infraestrutura

O IRI está instalado em sede própria desde 2012 em um edifício bem estruturado localizado no campus da Cidade Universitária. Todas as salas estão equipadas com recursos de audiovisual e há um laboratório de informática para aulas práticas. A Unidade dispõe de sala para estudo individual e em grupo. O quadro acadêmico do bacharelado em Relações Internacionais é formado por professores do Instituto e de outros departamentos da USP envolvidos com a pesquisa e o ensino em relações internacionais. Os alunos realizam estágios e intercâmbio no exterior e participam de seminários e congressos.

Inserção Profissional

A formação que se oferece no IRI garante aos estudantes formação sólida e multidisciplinar que está em sintonia com o largo espectro de oportunidades profissionais que se abre a internacionalistas. Essas oportunidades incluem posições elevadas em empresas produtivas e do setor financeiro, em organizações não-governamentais, em assessorias parlamentares e de organizações da sociedade civil, na mídia, no serviço público, em especial, no serviço diplomático e no ensino e pesquisa.

 

Onde estudar?