Terapia Ocupacional – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

O Curso oferece formação para que o aluno identifique, nas diferentes faixas etárias do desenvolvimento humano, condições físicas e psicossociais de pessoas com dificuldades no desempenho ocupacional relacionadas a problemas físicos, mentais, sensoriais, cognitivos e/ou sociais que resultem em limitações na realização das atividades cotidianas: auto cuidado, cuidado com a casa, trabalho, estudo, lazer e participação social.
As disciplinas das áreas biológicas, humanidades e especificas de Terapia Ocupacional, teóricas e práticas, instrumentalizam o aluno para a atuação em saúde, educação e campo social. Estágios profissionalizantes são oferecidos em: Hospitais e Centros de Reabilitação; Comunidade; Centros de Saúde; Núcleos de Saúde da Família; ONGs e Instituições, propiciando uma formação de qualidade e competitividade para o mercado de trabalho.
O aluno poderá participar de pesquisa, com possibilidade de conseguir bolsa.
O Curso oferece o título de bacharel em Terapia Ocupacional.

Infraestrutura

O curso dispõe de laboratórios de ensino, onde desenvolvem conhecimentos teórico-práticos, tais como os recursos terapêuticos empregados na prática profissional – recursos expressivos, artísticos, artesanais, de tecnologia assistiva, abordagens corporais, trabalhos grupais, dentre outros. Há laboratórios de pesquisa coordenados por docentes da área, sendo estes pertencentes às diversas especialidades, além de salas informatizadas na FMRP e de biblioteca na USP.

Inserção Profissional

Os alunos formados no Curso de Terapia Ocupacional da FMRP podem exercer atividades em diferentes locais como Hospitais, Centros de Reabilitação, Consultórios, Domicílios, Empresas, Instituições de longa permanência, Instituições prisionais, Instituições de Ensino, Comunidade, Órgãos públicos, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), ONGs, Saúde da Família, ou na área acadêmica (aprimoramento, especialização, residência multiprofissional, mestrado e doutorado).

Onde estudar?