Turismo – São Paulo

Descrição do Curso

O Curso de Turismo é dinâmico, oferecendo oportunidade para o aluno estudar e vivenciar as especificidades dessa área do saber. No primeiro ano, as disciplinas são voltadas para o conhecimento teórico básico, destacando questões sobre impactos sociais e ambientais, propondo reflexões sobre responsabilidade social e a importância do planejamento e desenvolvimento sustentável do turismo. No segundo, concentram-se disciplinas que viabilizam uma visão ampla das interfaces do turismo com história, geografia e administração. No terceiro período, destacam-se as disciplinas que possuem relação estreita com o mercado e que se consolidam com atividades de laboratório, em que os alunos desenvolvem trabalhos para propor soluções a problemas reais com apoio em conteúdos teóricos ministrados. Para finalizar a formação acadêmica do discente, os conhecimentos sobre planejamento e gestão do turismo se concentram no quarto ano, solidificando os conceitos teóricos e práticos com a elaboração do Plano Turístico Municipal, do Projeto Interdisciplinar de Turismo e do Trabalho de Conclusão de Curso.

Infraestrutura

Os alunos de turismo têm acesso a um acervo bibliográfico diversificado. Podem usar o Laboratório de Turismo para realizar pesquisas, reuniões de grupo, contatos com empresas parceiras e organizar atividades de campo, visitas e viagens didáticas. Também estão disponíveis dois laboratórios de informática equipados com softwares específicos do curso de turismo, que podem ser usados fora dos horários de aula. Há ainda a sala do Programa Pró-Aluno, em que podem ser realizados os trabalhos individuais.

Inserção Profissional

Os alunos formados em Turismo pela ECA são habilitados a indicar soluções éticas, inovadoras e adequadas ao desenvolvimento sustentável da atividade turística, além de desenvolver espírito empreendedor. Assim, muitos abrem suas próprias empresas de consultoria, operação de viagens ou prestação de serviços turísticos, ocupam cargos em órgão públicos de turismo, atuam em cargos de operação e gestão de empresas privadas de turismo ou em instituições especializadas em pesquisa, planejamento e projetos turísticos

Onde estudar?