Escola de Comunicações e Artes

ECA - Escola de Comunicações e Artes
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
Cidade Universitária
05508-020 São Paulo SP
(11) 3091-4372
(11) 3091-4374

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) se caracteriza como uma Unidade de Ensino que vive a contemporaneidade, sempre atenta às inovações, refletindo sobre as  mudanças ocorridas, e a partir disso, desenvolve pesquisas e forma profissionais que farão chegar à sociedade os  principais resultados desse trabalho. A ECA oferece dezenove habilitações no bacharelado,  quatro licenciaturas e o curso técnico de Formação de Atores. Na área de Artes existem doze bacharelados com múltiplas habilitações. No curso de Artes Cênicas as habilitações são em Cenografia, Direção Teatral, Interpretação Teatral e Teoria do Teatro (com duração de quatro anos).  Em Artes Visuais são em Escultura, Gravura, Pintura,  Multimídia e Intermídia (quatro anos). Em Música são  em Composição (cinco anos), Regência (seis anos), Instrumento (quatro anos), Canto e Arte Lírica (quatro anos). Na área de Comunicação Social há o bacharelado com  quatro Habilitações: Jornalismo (períodos matutino e noturno), Editoração (matutino), Publicidade e Propaganda  (matutino e noturno), Relações Públicas (matutino e noturno). Com exceção de Jornalismo no período noturno,  que é de quatro anos e meio, as demais tem quatro anos  de duração. Em Comunicação há os cursos de Turismo (noturno), Biblioteconomia (matutino e noturno) e Superior  de Audiovisual (diurno). Com exceção de Biblioteconomia  no período noturno, que é de cinco anos, os demais tem  quatro anos de duração. No campo das Licenciaturas, temos três cursos diurnos (Música, Artes Cênicas e Artes Visuais) e um curso  noturno (Educomunicação), todos com quatro anos de  duração. Este último curso é a novidade que a ECA apresenta para formar um profissional com duas habilidades:  docente de comunicação no Ensino Médio e consultor  para a área governamental, assim como para a Mídia e o  Terceiro Setor, no que diz respeito à relação comunicação/ tecnologias da informação e educação. O curso técnico é a Escola de Artes Dramáticas (EAD),  com duração de 4 anos, período noturno, com processo  seletivo próprio.

Atividades Oferecidas

Atividades Educativas

Projeto Redigir

Descrição: Criado há mais de quinze anos, o Projeto Redigir visa a fomentar atividades relacionadas à leitura e escrita dos interessados em aprimorar suas habilidades em análise, interpretação e produção de textos. Com atividades realizadas no CJE (Departamento de Jornalismo e Editoração), a equipe de Educadores compõe-se exclusivamente de alunos da ECA – representados pelo docente Coordenador do Projeto (atualmente, o Prof. Dr. Thiago Mio Salla). São oferecidas: aulas de português e técnicas de redação; debates sobre questões da atualidade; realização de Oficinas, com ênfase em leitura, análise e produção de textos.

Público Alvo: Alunos oriundos do ensino fundamental e demais interessados que não tenham estudado em universidades públicas.

Periodicidade: Semestral

Contato: facebook.com/redigir

Rosa dos Ventos

Descrição: O Rosa dos Ventos busca realizar passeios a fim de democratizar o acesso ao lazer despertando a autonomia, a conscientização e a sensibilização das crianças. Os passeios são planejados para serem muito além de simples propostas de entretenimento. Nosso objetivo é que as crianças sejam multiplicadoras da ideia, que mostrem que é possível ter acesso ao lazer de qualidade com poucos gastos, que continuem visitando os lugares que propusemos e que respeitem a cidade e seus aspectos patrimoniais, sociais, ambientais e culturais.

Público Alvo: Crianças

Periodicidade: Semestral

Contato: facebook.com/rosadosventos

Projeto Educom.geraçãocidadã.2016

Descrição: oferecer assessoria a uma rede de escolas para implementar projetos educomunicativos interinstitucionais, envolvendo docente e estudantes. Entidades envolvidas: NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Licenciatura em Educomunicação, Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, Rede de escolas da Diretoria Regional de Campo Limpo (SME-SP) e Colégio Dante Alighieri. O resultado esperado é comprovar a possibilidade de implementar projetos de educomunicação em ambientes complexos, envolvendo, de forma colaborativa, os ensinos público e o privado, com a participação de estudantes da USP, desenvolvendo a prática da imersão educomunicativa.

Público Alvo: Cem (100) estudantes do anos finais do ensino fundamental do ensino público e do ensino privado (do 7º ao 9º ano), além de 20 professores e de estagiários da Licenciatura em Educomunicação.

Periodicidade: abril a novembro de 2016

Censura em Cena

Descrição: O OBCOM – Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP está realizando, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC, a leitura dramática de 12 peças (documentos pertencentes ao Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP) vetadas pela censura para o projeto Censura em Cena. Desde de setembro de 2015, a cada dois meses, ocorre a leitura dramática de uma dessas obras sendo seguida de uma mesa de debates sobre a censura e as questões que a motivaram, bem como sobre a atualidade do tema.

Público Alvo: pesquisadores e interessados sobre o tema.

Periodicidade: Bimestral

Contatos: OBCOM – 3091-1607 – obcom@usp.br

Competência Informacional

Descrição: programa de competência informacional que objetiva dar subsídios à compreensão e utilização dos fenômenos informacionais, seja através da utilização de aplicativos e dispositivos digitais, seja através da incorporação de políticas informacionais no projeto político pedagógico e no currículo escolar.

Público-alvo: professores e estudantes de educação básica.

Periodicidade: semestral; é oferecida uma oficina por semana, com duração de uma hora.

Contato: Ivan Siqueira | (11) 3091-4067

Comunicação Social e Educomunicação: A Interface Comunicação e Educação na Formação de um Novo Campo Profissional e de Estudos

Descrição: o Departamento de Comunicações e Artes da ECA participa de diversos eventos tais como feiras de universidades, eventos educacionais, entre outras atividades, na divulgação da interface comunicação e educação, como prática social relacionada aos âmbitos da produção midiática, dos estudos da recepção, do uso social e pedagógico das tecnologias em processo de educação formal e não formal, em âmbito nacional e internacional. Além disso, marca presença nas escolas de ensino médio e cursinhos – a convite destas instituições – para realização de palestras sobre estes temas.

Público-alvo: estudantes de ensino médio, cursos pré-vestibulares, instituições educacionais, organizadoras de feiras e eventos de comunicação e educação.

Periodicidade: a atividade é oferecida regularmente, mediante agendamento.

Contato: Thiago Muniz Garcia | (11) 3091-4081 | cca@usp.br | www.cca.eca.usp.br

formação e capacitação

Especialização em Educomunicação

Descrição: o Educomunicador tem expressamente o perfil de um gestor de processos comunicacionais. Um profissional que conhece suficientemente, de um lado, as teorias e práticas da educação, e, de outro, os modelos e procedimentos que envolvem o mundo da produção midiática e das tecnologias, de forma a exercer atividades de caráter transdisciplinar tanto na docência quanto na coordenação de trabalhos de campo, na interface comunicação/educação. Nos dois casos, espera-se deste profissional a habilidade para gestionar conflitos e a criatividade para encontrar soluções que melhorem os processos educativos, sejam os formais (escolares) quanto os não formais (desenvolvidos pelas ONGs) e informais (implementados pelos meios de comunicação voltados para a educação).

Público-alvo: educadores, jornalistas, profissionais da área de comunicação em geral, ciências humanas, professores de ensino fundamental e médio.

Periodicidade: a atividade é oferecida durante o ano letivo.

Contato: Sandra Alonso e Kelly Sinhorini | (11) 3091-4341 | gestcom@usp.br | www.cca.eca.usp.br

Profissões