Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Av. dos Bandeirantes, 3900
Monte Alegre
14040-901 Ribeirão Preto SP
(16) 3315-3670

Uma das principais metas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) é a formação de profissionais com elevado conhecimento técnico-profissional e humanístico. Além de se dedicarem ao ensino, seus docentes exercem atividades de pesquisa científica e de extensão.

A FFCLRP é formada pelos departamentos de Biologia, de Computação e Matemática, de Educação, Informação e Comunicação, de Física, de Música, de Psicologia e de Química. Excetuando o Departamento de Música, que ainda não possui pós-graduação, e o Departamento de Educação, Informação e Comunicação, que possui apenas o mestrado em Educação, os demais departamentos oferecem programas de pós-graduação em mestrado e em doutorado.

Para o desenvolvimento de seus serviços de extensão universitária possui vários órgãos: o Centro de Psicologia Aplicada (CPA), o Centro de Instrumentação, Dosimetria e Radioproteção (CIDRA), o Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ), o Centro Brasileiro de Investigações sobre Desenvolvimento Infantil (CINDEDI), o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (L@IFE) e a USP-Filarmônica. Também possui coleções de referência de animais e de plantas.

Oferece os seguintes cursos de graduação: Ciências da Informação e Documentação, Física Médica, Pedagogia, Psicologia, Química, Ciências Biológicas, Informática Biomédica (em conjunto com Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a FMRP), Matemática Aplicada a Negócios (em conjunto com a Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, a FEARP) e Música. Os cursos têm duração de quatro anos, com exceção das licenciaturas em Química e em Física Médica, ambas com duração mínima de cinco anos e do curso de Psicologia, que tem duração de quatro a cinco anos.

ATIVIDADES OFERECIDAS

atendimento à comunidade

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA)

Descrição: A assistência psicológica do Departamento de Psicologia teve início em 1968, por meio dos atendimentos realizados pelos alunos sob a supervisão dos docentes e psicólogos. As atividades estão organizadas em quatro conjuntos: (a) atividades formativas/educacionais e de seleção e orientação profissional dirigidas a instituições, grupos e /ou profissionais/clientes: (b) atividades de divulgação cultural, científica e tecnológica; (c) atividades diagnósticas e de encaminhamento clínico; e (d) atividades terapêuticas.

Público Alvo: A população atendida constitui-se de crianças, adolescentes, adultos; população do Campus da USP; Instituições de educação e saúde; Empresas e organizações de trabalho; e a Comunidade (Ribeirão Preto e região) em geral.

Periodicidade: em geral no início de cada semestre, porém é variável dependendo do serviço oferecido, que por sua vez depende do número de estagiários e abertura de vagas para inscrições.

Contato: (16) 3315-3739; analiaas@ffclrp.usp.br

Página virtual: http://www.ffclrp.usp.br/extensoes/centrodepsicologiaaplicada-cpa

Serviço de Orientação Profissional

Descrição: o Serviço de Orientação Profissional (SOP) foi criado em 1994 com o objetivo de oferecer atendimento à comunidade e ao mesmo tempo proporcionar aos alunos de Psicologia formação profissional. São realizados atendimentos em grupo e individualmente. O atendimento em grupo ocorre semanalmente, em encontros de duas horas de duração, com a participação de cerca de 15 a 20 pessoas. O individual é realizado em uma sessão semanal de 50 minutos de duração. O processo de orientação profissional, tanto individual como em grupo, é realizado com um número médio de 10 encontros no período entre abril e junho. E, de modo intensivo, uma vivência é realizada em dois sábados entre agosto e setembro. As inscrições são feitas pela pessoa interessada, que preencherá um formulário e depois participará de uma entrevista para verificar o interesse no atendimento e a disponibilidade de horários e vagas (limitadas).

Público Alvo: adolescentes, jovens e adultos em situação de escolha da carreira, com prioridade para alunos de cursinho, estudantes das 3ª e 2ª séries do ensino médio.

Periodicidade: as inscrições ocorrem no mês de fevereiro para atendimento no primeiro semestre (de abril a junho) e em julho para atendimento no segundo semestre.

Contatos: (16) 3315-3641; evagiusti@ffclrp.usp.br

Plantão Psicológico: acolhimento e encaminhamento

Descrição: o Plantão Psicológico foi concebido de forma a articular as necessidades de formação de alunos de Psicologia e de acolhimento das necessidades psicossociais da comunidade, que buscam a Clínica-Escola do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada da FFCLRP-USP. A partir do acolhimento, é realizada a triagem dos usuários que serão atendidos na Clínica-Escola em psicoterapia individual ou em grupo, de acordo com a disponibilidade de vagas. Alguns usuários são acolhidos e podem ser encaminhados para a rede de atenção em saúde mental e demais serviços de atenção à saúde e à assistência social de Ribeirão Preto. Todas as atividades são realizadas por estagiários de Psicologia, sob supervisão dos psicólogos do Departamento de Psicologia.

Público Alvo: adolescentes (a partir de 13 anos) e adultos

Periodicidade: os plantões acontecem as terças e quintas-feiras, das 14h00 às 17h00 e as sextas-feiras, das 7h30 às 10h30. Os usuários são atendidos por ordem de chegada ao serviço.

Contatos: (16) 3315-3739; analiaas@ffclrp.usp.br

Irhis Consultoria Jr. em Psicologia

Descrição: A Empresa Júnior de Psicologia é uma organização acadêmica sem fins lucrativos gerida por alunos e supervisionada por professores tutores. O objetivo é oferecer a oportunidade de aplicar conhecimento na prática e, assim, formar seus participantes para dar um retorno à sociedade, por meio de atividades desenvolvidas no âmbito de atuação da Psicologia.

Público Alvo: Público em geral

Contatos: (16) 4141-3797/ contato@irhis.com.br / irhisconsultoriajr@gmail.com / marketing@irhis.com.br

Página virtual: www.irhis.com.br

atividade educativa

Oficinas Culturais

Descrição: Estágios supervisionados dos alunos de Licenciatura em Música. 

Oficinas de: Piano – Iniciante/Intermediário

Teoria Musical- Iniciação

Violão –Iniciação

Musicalização – Terceira Idade

Teoria Musical – Percepção E Apreciação

Instrumento De Percussão – Samba

Bateria – Iniciação

Público Alvo: Comunidade em geral

Periodicidade: Semanal (vários horários, a consultar)

Contato: (55 16) 3315.3530 / (55 16) 3315.3628/ cultura.pc@usp.br

Página Virtual: http://www.ccrp.usp.br/cultura/AC01oficinas.htm

Coral da Filô

Descrição: Trata-se de um coral comunitário que valorizará a experiência musical compartilhada e cantará principalmente o Cancioneiro Coral Brasileiro

Público Alvo: Funcionários, professores, alunos, familiares e toda a comunidade em geral.

Contato: (55 16) 3315- 9060/ mcamara@usp.br

Página Virtual: https://www.facebook.com/groups/1591044451135128/

Encontros de Música

Descrição: Trata-se de um coral comunitário que valorizará a experiência musical compartilhada e cantará principalmente o Cancioneiro Coral Brasileiro

Público Alvo: Funcionários, professores, alunos, familiares e toda a comunidade em geral.

Contato: (55 16) 3315- 9060/ mcamara@usp.br

Página Virtual: https://www.facebook.com/groups/1591044451135128/

Encontros de Piano

Descrição: Atividades propostas pelo laboratório de piano e pedagogia do piano –PIANOLAB – com o intuito de divulgar o trabalho desenvolvido neste laboratório. Conta com a participação esporádica de pianistas convidados para ministrar master classes e palestras aos alunos de piano do DM.

Periodicidade: Esporádico

Contato:(55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ fatimacorvisier@usp.br e corvisier@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/pianolab.html

GRUPURI – Grupo de Percussão

Descrição: O GRUPURI – Grupo de Percussão do Departamento de Música da FFCLRP – USP, foi criado no final do ano de 2010 pela professora Eliana Guglielmetti Sulpicio, como parte integrante das atividades acadêmicas e artísticas dos alunos de percussão do Curso de Música da FFCLRP-USP, bem como parte das atividades do Laboratório de Percussão (LaPer) que se destina a prática e pesquisa em assuntos relacionados à percussão. O repertório praticado pelo grupo é bastante abrangente e variado, favorecendo a aprendizagem em conjunto e preparando o aluno para a carreira profissional

Periodicidade: Semestral

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ elianasulpicio@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/grupuri.html

CEIQ Interativo e laboratório circulante: ciência, cultura e educação

Descrição: O espaço do CEIQ interativo é destinado à exploração das novas tecnologias na educação química. Dispondo de TVs com sistema touch screen, jogos interativos e experimentos que os alunos podem fazer com assistência de nossos monitores.

Público Alvo: alunos e professores da educação básica, em especial, de ensino médio.

Periodicidade:  durante todo o período letivo

Contatos: (16) 3315-3856 ; (16) 3315-4387 e (16) 3315-0400/ ceiqusp@gmail.com

Página virtual:  ceiq4.webnode.com

Consultoria Júnior em Física Médica – Marie Curie

Descrição: Consultoria e assessoria para empresas e demais instituições que necessitam de nossos serviços disponíveis nas áreas de: Radioterapia e Dosimetria; Radiodiagnóstico, Ultrassom e Ressonância Magnética; Medicina Nuclear; Física Estatística; Física Computacional e Simulações de Sistemas; Fotobiofísica; Biofísica Molecular. Análises estatísticas (testes de hipótese e regressões) em trabalhos de iniciação científica, TCCs, trabalhos de mestrado e doutorado para alunos que possuem uma grande coleta de dados e necessitam destas análises. Eventos na área de Física com aulas demonstrativas sobre física em geral ou especificamente em Física Médica.

Público Alvo: Empresas tecnológicas e Estudantes e Professores do ensino médio, superior e pós-graduação.

Periodicidade: Estas atividades são realizadas continuamente.

Contatos: (16) 99204-9282 e (16) 3315-3718/ mariecuriejr.usp@gmail.com

Página virtual: http://mariecuriejrusp.wix.com/home

Biblioteca de Divulgação Científica

Descrição: O objetivo desta biblioteca é promover a Divulgação Científica pela organização de livros sobre Divulgação e Ficção Científica.

Público Alvo: População em geral.

Periodicidade: A biblioteca é aberta em horário comercial, mas há a necessidade de agendar a visita.

Contatos: (16) 3315- 4887 ou 3315-3718/ osame@ffclrp.usp.br

Página virtual: http://df.ffclrp.usp.br/

Olimpíadas Regionais de Química

Descrição: A Olimpíada Regional de Química tem caráter competitivo e colaborativo e é realizada em duas fases. Na 1ª Fase: o professor da escola seleciona 40 alunos que realizam uma visita ao Departamento de Química, onde assistem a uma palestra sobre o tema da Olimpíada e participam de experimentos demonstrativos. Duração aproximada: 2 horas. Agendamento: disponível no mês de agosto. Na 2ª Fase: o professor seleciona seis alunos (sendo 2 alunos de cada série do ensino médio), os quais deverão compor a equipe representante da escola. A segunda fase inclui a resolução de situações problemas por meio da experimentação e de exercícios teóricos. Os três primeiros lugares recebem troféus e medalhas e as duas escolas vencedoras em primeiro lugar, tanto de escola pública quanto de escola privada recebem como premiação um estágio de 20 horas em laboratórios de pesquisa do departamento. O dia da prova da segunda fase normalmente ocorre em outubro ou novembro e o estágio no mês de março do ano seguinte. Olimpíada Paralela: Os alunos que participaram da primeira fase, mas que não foram escolhidos para participar da segunda fase, podem concorrer nesta modalidade (Olimpíada Paralela) através da elaboração de uma redação ou vídeo sobre o tema. A melhor redação e vídeo serão premiados.

Público Alvo: alunos e professores de Ensino Médio.

Periodicidade:  durante todo o período letivo

Contatos: (16) 3315-3856 ; (16) 3315-4387 e (16) 3315-0400/ ceiqusp@gmail.com

Página virtual:  ceiq4.webnode.com

Café com Ciência

Descrição: seminários organizados pelos programas de Pós-graduação em Biologia Comparada e Entomologia que visa ampliar a visão sobre a pesquisa em ciências biológicas.

Público Alvo: comunidade USP e interessados

Periodicidade: semanal (quartas-feiras 16h15)

Contatos: 3315-3813; 3315-4964/ eduardo@ffclrp.usp.br; tiana_kohlsdorf@ffclrp.usp.br; larissagelias@yahoo.com; tatinham@gmail.com;

Página virtual: http://1cafecomciencia.blogspot.com.br/

Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário – PEIC

Descrição: o projeto defende um ensino gratuito e uma postura pedagógica interdisciplinar, na qual sejam expostos aos alunos os diversos pontos de intersecção entre as várias áreas do conhecimento. É uma ação dos alunos de graduação que oferece a chance de estágios na área da educação.

Público Alvo: alunos do Ensino Médio

Periodicidade: diária (segunda à sexta das 19h10 às 22h30)

Contatos: maunyjp@gmail.com; luisa.superbia@gmail.com ; cursopeic@gmail.com

Página virtual: http://peic.com.br/

Mostra da Biologia

Descrição: trata-se de um programa de visita estudantil do Ensino Médio com o objetivo de auxiliar os estudantes na escolha da carreira profissional, no qual são recebidos anualmente cerca de 800 participantes, entre professores e alunos da região de Ribeirão Preto.

Público Alvo: alunos do Ensino Médio

Periodicidade: realizada nos anos de 2010, 2012 e 2013

Contatos: 3315-0446; 3315-0370/ anniehsiou@ffclrp.usp.br; mtmotokane@ffclrp.usp.br

Página virtual:  http://www.ffclrp.usp.br/mostradabiologia/ (antiga)

Dia da Informática Biomédica

Descrição: Conjunto de atividades e palestras com o propósito de instigar nos estudantes secundaristas motivações para cursar Informática Biomédica. Este conjunto de atividades e palestras comtenplam três subtemáticas do curso, a saber, a computação genômica ou bioinformática, processamento de imagens médicas, e gestão de informações em saúde.

Público Alvo: Estudantes secundaristas.

Periodicidade: Anual

Contatos: (16) 3315.0429 e (16) 3315.3867/ murta@usp.br

Página Virtual: informaticabiomedica.com.br

Semana da Matemática Aplicada a Negócios

Descrição: A semana de Matemática Aplicada a Negócios é um evento cientifico cultural realizado anualmente desde a criação do curso Matemática Aplicada a Negócios (MAN). Durante esta semana  palestrantes e ex-alunos convidados realizam palestras  e rodas de discussão relacionadas a assuntos de interesse do curso e da área de atuação. Minicursos de interesse assim como trabalhos de iniciação cientifica dos alunos  também são apresentados.

Público Alvo: Alunos do curso Matemática Aplicada a Negócios, alunos da graduação e pós-graduação da área de interesse e público em geral

Periodicidade: no segundo semestre de cada ano.

Contatos: Americo Lopez (16) 3315.0429/ amlopez@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://dcm.ffclrp.usp.br/man/?pagina=man-index-pt

Semana da Informática Biomédica

Descrição: Conjunto de atividades e palestras com o propósito de instigar motivações para cursar Informática Biomédica, e integração dos estudantes de Informática Biomédica de outros cursos homônimos no Brasil. Este conjunto de atividades, palestras e mini-cursos comtenplando as três subtemáticas do curso, a saber, a computação genômica ou bioinformática, processamento de imagens médicas, e gestão de informações em saúde.

Público Alvo: Estudantes de grduação em Informática Biomédica e secundaristas.

Periodicidade: Trienal

Contatos: (16) 3315.0429 ou (16) 3315.3867/ murta@usp.br

Página Virtual: informaticabiomedica.com.br

Memórias da imigração: a casa da memória italiana de Ribeirão Preto

Descrição: A Casa da Memória Italiana, fundação privada recém instituída em Ribeirão Preto, oferece um espaço de grande relevância para a atuação dos alunos do curso de Ciências da Informação da FFCLRP. Oferece um espaço de atuação no campo da coleta e da organização de documento e objetos ligado à memória da cidade e da região. Desde o processo inicial de doação do espaço por parte da família Biagi à Fundação Casa da Memória Italiana, o curso de Ciências da Informação está formalmente envolvido na elaboração dos percursos museológicos e de documentação desse espaço. Tratando-se de um espaço cuja existência já foi oficializada, mas que busca se configurar como lugar privilegiado de guarda e circulação da memória local, se oferecem amplas possibilidades de atuação dos nossos alunos. O objetivo desse projeto é de captar depoimentos, objetos e documentos para construir percursos narrativos que constituam a base das narrativas na proposta de percursos museológicos do espaço oferecido.

Público Alvo: O trabalho se volta para envolver um público alvo composto por estudantes, pesquisadores e, de forma que se deseja a mais ampla possível, um público geral da cidade e da região.

Periodicidade: Contínua

Contatos: Giulia Crippa – (16) 3315.4438 / giuliac@ffclrp.usp.br

Educação Ambiental Nas Ondas Da Rádio Usp Ribeirão

Descrição: Os programas, denominados AMBIENTE É O MEIO, são produzidos desde 2006 e veiculados semanalmente pela Rádio USP Ribeirão na frequência 107,9 FM. Já foram difundidos mais de 150 programas que podem também ser acessados no site. Os quadros de cada programa envolvem: entrevista (que trata do tema foco do programa), quadros informativos e spots denominados “gotas verdes”.

Público Alvo: População de Ribeirão Preto e região

Periodicidade: Semanal (quartas, 13h)

Contatos: José Marcelino de Rezende Pinto – (16) 3315.0202. email: jmrpinto@ffclrp.usp.br.

Página Virtual: www.ambienteeomeio.cirp.usp.br

Sertãozinho, Cultura E História

Descrição: O objetivo principal desse projeto é articular um conjunto de atividades culturais voltadas à história e à cultura de Sertãozinho e seus personagens, cobrindo desde processos de organização de acervos à realização de exposições, palestras e oficinas. Esse trabalho têm sido desenvolvido em parceria principalmente com a Biblioteca Gen. Álvaro Tavares Carmo, mantida pela Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) e com o Instituto Cultural Engenho Central – Museu da Cana.

Público Alvo: População de Sertãozinho e região, especialmente estudantes, jovens e pesquisadores.

Periodicidade: Contínua

Contatos: (16) 3315.4665/ marcoaa@ffclrp.usp.br

Página Virtual: https://www.facebook.com/BibliotecaCanaoeste (biblioteca) e https://www.facebook.com/museudacana (museu)

Centro De Documentação Dos Serviços De Comunicação E Atividades Culturais Da Usp De Ribeirão Preto/Sp (Cedoc-Usp/Rp)

Descrição: Estruturação de centro de documentação, com transformação tratamento e higienização de conteúdo físico como fotos e clippings de jornais em objetos digitais e disponibilização em ambiente do tipo Biblioteca Digital. A partir do ambiente digital disponibilizado qualquer pessoa poderá ter acesso ao acervo.

Público Alvo: Aberto a comunidade

Periodicidade: Contínua

Contatos: santarem@usp.br

Página Virtual: http://143.107.200.52:8080/xmlui/

Museu Digital Odilla Mestriner

Descrição: O Museu Digital Odilla Mestriner é uma plataforma eletrônica, inédita neste formato, que compreenderá grande parte dos trabalhos e material que envolveu vida e obra da artista ribeirão-pretana. Ele foi criado com o objetivo principal de disseminar ao mundo tudo que foi produzido pela artista, quebrando barreiras como espaço físico, distancia ou tempo.

Público Alvo: Aberto a comunidade

Periodicidade: Contínua

Contatos: santarem@usp.br,

Página Virtual: http://odillamestriner.com.br/e http://200.144.255.68:8004/mdom/

Blog Aprendendo E Empreendendo Em Ci

Descrição: Blog criado com o objetivo de divulgar ações empreendedoras de egressos e alunos do Curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação.

Periodicidade: mensal

Público Alvo: Aberto a comunidade.

Contatos: santarem@usp.br,

Página Virtual: https://empreendendoemci.com.br/

Biblioteca Comunitária: Espaço para Leitura, Lazer e Informação

Descrição: A finalidade e relevância do projeto “Biblioteca Comunitária: espaço para leitura, lazer e informação” pretende favorecer em primeira estância os alunos do Curso de Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação da FFCLRP, de poder exercer atividades práticas, no sentido de criar ações culturais, projetos de estímulo à leitura, como também, a questão da mediação e da organização da informação. O estudo teórico das ações está presente em algumas disciplinas do curso, e é nesse ambiente que os alunos poderão exercer seus conceitos teóricos em prática. Outro aspecto na criação da biblioteca comunitária é de se tornar um espaço destinado à complementação das horas de estágio, quanto à organização do acervo, no atendimento aos leitores e nas criações de políticas de ações. E por fim, a finalidade de se criar um espaço com acervo de literatura, a ser utilizado pela comunidade do bairro Jardim Recreio e pela população das mediações do bairro de Ribeirão Preto. A leitura e a escrita têm duplo aspecto. O primeiro o aspecto utilitário como lê para se informar e para saber as coisas. O segundo temos o aspecto simbólico, pois lendo adquirimos o saber. (SCLAIR, 2008). Nesse aspecto, a leitura informa, emociona, tem que ser prazerosa, que seja um convite amável, não como uma tarefa, como uma obrigação que se transforma em um trabalho árduo e penoso. É imprescindível que exista uma sociedade leitora tanto do ponto de vista educacional, social e cultural. Educacional que parte da escola, das bibliotecas públicas e escolares e das salas de leitura; cultural a partir do momento da existência de uma cultura do hábito de se ler; como é o caso da criança ter o suporte familiar da leitura em casa e das bibliotecas comunitárias. Nesse aspecto, os objetivos do projeto são incentivar o estímulo e a valorização à leitura por meio da criação da biblioteca comunitária, com recursos informacionais direcionado a literatura nacional e estrangeira adulta e infanto-juvenil, como também, direcionar os alunos a criação de ações de mediação com leitor e o livro. Nessa perspectiva pode-se dizer que as metas são a democratização do acesso, fomento à leitura, a valorização do livro e da leitura e materiais audiovisuais.

Público Alvo: Comunidade do bairro Jardim Recreio e adjacências

Periodicidade: Semanal (do projeto é anual)

Contatos: (16) 3315.4669

Formação e Capacitação

Semana de BioEstudos

Descrição: semana organizada pelos alunos e apoio do Departamento com palestras, mesas e oficinas de interesse para a formação dos biólogos.

Público Alvo: biólogos em formação e professores de biologia

Periodicidade: anual

Contatos: vitorellogm@gmail.com; comunicaceb@gmail.com

Página virtual: http://cebusprp.blogspot.com.br/p/semana-de-bioestudos.html

Encontro da Pós-graduação em Biologia Comparada

Descrição: evento com apresentação de trabalhos científicos, mesas, palestras e oficinas que tratam da formação dos biólogos que atuam na área da biologia comparada.

Público Alvo: biólogos em formação e professores de biologia

Periodicidade: bianual

Contatos: gisellealvesmartins@gmail.com

Página virtual: http://sites.ffclrp.usp.br/ebc/Ap_EvAnt.html

Curso de Verão de Entomologia

Descrição: evento com apresentação de trabalhos científicos, mesas, palestras e oficinas que tratam da formação dos biólogos que atuam na área da entomologia.

Público Alvo: biólogos em formação e professores de biologia

Periodicidade: anual

Contatos: 3315-3178/ diegoafachin@gmail.com

Página virtual: http://cursodeveraoementomologiaffclrp.webnode.com

Formação Inicial e Continuada de Professores: As Reuniões Pedagógicas como Espaço De Construção De Conhecimento E Aprimoramento Da Prática Pedagógica

Descrição: Este projeto tem como questão central a formação do professor, inicial e continuada, que ocorre no âmbito da escola pública estadual, especificamente nas reuniões pedagógicas denominadas ATPc (Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo). O bolsista deste projeto desenvolve a seguintes ações: a) organiza juntamente com o coordenador a pauta para cada reunião semanal, b) auxilia o coordenador na seleção das estratégias de formação que serão desenvolvidas nas reuniões, c) organiza os recursos didáticos que serão utilizados na reunião, d) auxilia o coordenador no desenvolvimento das reuniões, e) auxilia o coordenador na seleção do referencial teórico que poderá subsidiá-lo no estudo de temas que serão tratados com os professores, f) auxilia o coordenador pedagógico na seleção de referencial teórico para disponibilizar aos professores tendo em vista as demandas apresentadas pelos mesmos, g) registra em diário de campo as reuniões para discuti-las posteriormente com o coordenador pedagógico visando o aprimoramento das mesmas.

Público Alvo: professor coordenador pedagógico e professores da escola pública estadual de ensino fundamental I.

Periodicidade: O bolsista desenvolve as ações semanalmente na escola.

Contatos: cpedroso@ffclrp.usp.br

Contribuindo Para A Ambientalização Da FFCLRP-USP

Descrição: O presente projeto tem como objetivos: i) contribuir para aprimorar ações de educação ambiental na FFCLRP; ii) estimular e apoiar a adoção de práticas sustentáveis nos diferentes espaços universitários desta unidade e iii) promover discussões socioambientais nos espaços acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão desta unidade.

Público Alvo: comunidade de docentes, funcionários e alunos da FFCLRP e do campus da USP/RP.

Periodicidade: Contínua

Contatos: (16) 3315.3634 e 3315.3845

Página Virtual: http://sites.ffclrp.usp.br/laife/

música

Festival Música Nova “Gilberto Mendes”

Descrição: Idealizado por Gilberto Mendes em Santos, em 1962, o Festival Música Nova “Gilberto Mendes” vem sendo realizado, desde 2012, pelo SESC São Paulo em conjunto com o NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. É a mais antiga e maior mostra internacional de música contemporânea no Brasil.

Público Alvo: Integra profissionais de todo o mundo com a comunidade artística brasileira e o público em geral.

Periodicidade: anual

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/fmn.html

Temporada de Música de Câmara

Descrição: Concertos de música de Câmara. O primeiro concerto do Grupo Pró-Música ocorreu a 10 de maio de 1969, com a participação da pianista Eudóxia de Barros. Ainda em 1969, apresentava-se também o primeiro programa dedicado à música contemporânea, pelo Madrigal Ars Viva de Santos, regido pelo maestro Klaus Dieter Wolff, com obras de Gilberto Mendes e Ernst Mahle. Desde 2005, desenvolve-se uma tríplice parceria do Grupo Pró-Música, além da USP, contando agora também com a Fundação D. Pedro II. Os concertos são realizados na grande sala de concertos do Theatro Pedro II, cujo público muitas vezes superior a 500 pessoas já não cabia mais nos espaços da USP de Ribeirão Preto.

Público Alvo: Público em Geral

Periodicidade: Consertos mensais de março a novembro

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/tmc.html

Série “Direito tem Concerto”

Descrição: Em 2015, o novo título “DIREITO TEM CONCERTO” visa definir de modo mais preciso o projeto, a sua sala de concertos que é o Auditório da FDRP-USP, bem como esta ação confluente das duas áreas do conhecimento humano e artes, a Música e o Direito.

O projeto, além de músicos convidados, conta regularmente com a atuação de professores, alunos e funcionários do Departamento de Música da FFCLRP-USP, contemplando a boa música de todos os tempos, numa plena interface da composição musical contemporânea com atividades de ensino em performance em música, bem como integrando ainda atividades histórico-musicológicas fruto das pesquisas do NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance).

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

Periodicidade: Mensal

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/dtc.html

Série “Concertos USP Prefeitura de São Carlos”

Descrição: Apresentações musicais em São Carlos, com a participação e liderança dos colegas do Departamento de Música da FFCLRP-USP em parceria em parceria com o IFSC-USP. Os “Concertos USP / Prefeitura de São Carlos”, que, como o nome indica, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos, que oferecerá, gratuitamente, o Teatro Municipal para todos os concertos da Série.

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

Periodicidade: Mensal

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/cupsc.html

Concertos UNESP USP Jaboticabal

Descrição: Apresentações musicais em Jaboticabal, com a participação e liderança dos colegas do Departamento de Música da FFCLRP-USP em parceria em parceria com a UNESP.

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

Periodicidade: Mensal

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/cupsc.html

Encontros de Música

Descrição: Encontros de caráter científico-performático realizados pelo Departamento de Música

Público Alvo:Comunidade acadêmica e público em geral

Periodicidade:Esporádico

Contato:(55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/   yuka@usp.br e silviaberg@usp.br

http://www.ffclrp.usp.br/musica/index.html

Encontros de Musicologia

Descrição: Encontros que contam com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, assim como de estudantes de graduação de instituições nacionais, com o objetivo de discutir a Musicologia no Brasil.

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

Periodicidade: Anual

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/musicologia.html

Banda Mogiana

Descrição: A Banda Mogiana é formada por alunos do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, por ex-alunos deste Departamento e por músicos da cidade de Ribeirão Preto e região e trabalha com os diversos gêneros nas interfaces da música instrumental brasileira.

Público Alvo:Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral.

Periodicidade:Semanal

Contato:(55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/banda_mogiana.html

Duo Corvisier

Descrição: O Duo pianístico Corvisier é formado por Profa. Dra. Fátima Graça Monteiro Corvisier e Prof. Dr. Fernando Crespo Corvisier e foi criado em 1991. Desde então tem-se apresentado com sucesso nas principais salas de concerto do Brasil e do exterior. Durante o período de residência nos Estados Unidos, o duo apresentou-se em inúmeros recitais. Podemos destacar a participação na prestigiosa série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut e em diversos concertos como duo integrante do Greenbriar Consortium – grupo camerístico formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Houston, Texas. Em 2006, o Duo Corvisier foi o único duo pianístico a representar o Brasil em recital nas Primeras Jornadas Internacionales en Música Latino Americana realizadas em Mendoza, Argentina. Em 2007, durante a palestra recital realizada no Primeiro Encontro de Investigação em Performance promovido pela Universidade de Aveiro, Portugal, o Duo Corvisier apresentou em primeira audição, naquele país, as obras para piano a quatro mãos do compositor Ronaldo Miranda. O repertório do Duo Corvisier é eclético incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea.

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

Periodicidade: Semestral

Contato:(55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ fatimacorvisier@usp.br e corvisier@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/duo_corvisier.html

Ensemble Mentemanuque

Descrição: É um grupo de música de câmara voltado principalmente à divulgação da música brasileira contemporânea e a recuperações histórico-musicológicas (numa relação indissociável entre composição, interpretação/execução e pesquisa musical).

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral.

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/mentemanuque.html

In Tempori Duo – Trompete e Percussão

Descrição: O IN TEMPORI DUO apresenta obras para Percussão solo, Marimba solo, para Trompete solo e para duos de Percussão e/ou Marimba e Trompete. Embora o repertório para esta formação não seja muito extenso, esta combinação resulta em uma sonoridade bastante rica e interessante e o duo está sempre em busca de novas obras para esta formação.

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral.

Periodicidade: Esporádica

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ elianasulpicio@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/tempori.html

Oficina Experimental da Voz

Descrição: É um grupo que tem por objetivo, além da prática e regência vocal camerística, a pesquisa e a performance de repertório vocal camerístico. A OEV funciona também como laboratório de criação, incentivando a composição e performance de novas obras vocais, especialmente entre os alunos de graduação do Departamento de Música da FFCLRP. Tem ainda tem como objetivo a prática vocal camerística solista, com performance de obras vocais a capella ou com formações instrumentais de câmara, tendo como foco o repertório vocal camerístico, unindo performance, prática musical, pesquisa e criação.

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

Periodicidade: Bimestral

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ silviaberg@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/oev.html

Oficina Experimental de Instrumentos

Descrição: É uma oficina que tem por objetivo, a pesquisa e a performance de repertório instrumental camerístico, além da prática e regência instrumental. A OEI funciona também como laboratório de criação, incentivando a composição e performance de novas obras instrumentais e vocais com instrumentos, especialmente entre os alunos de graduação do Departamento de Música da FFCLRP-USP

Público Alvo:Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

Periodicidade:Bimestral

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ siviaberg@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/oei.html

Orquestra USP-Filarmônica

Descrição: Orquestra de alunos de graduação músicos bolsistas das Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária da USP sediada no Departamento de Música da FFCLRP-USP. Uma orquestra acadêmica que promove interfaces confluentes de ensino, pesquisa e extensão universitária em música sinfônica pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP. Realiza a fusão de horizontes entre a composição contemporânea do século XXI (Poíesis), a pesquisa musicológica (Theoria) e interpretação/execução (Práxis) em música.

Público Alvo:Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

Periodicidade: Mensal

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ musica@ffclrp.usp.br

Página Virtual: http://sites.ffclrp.usp.br/uspfilarmonica/

Quarteto LaCorDe

Descrição: Grupo de cordas dedilhadas, violão e viola caipira, focado na adaptação e interpretação de música brasileira. O objetivo é fomentar a integração do violão com a viola caipira, visando especialmente a ampliação da escassa literatura instrumental escrita para viola.

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral.

Periodicidade:Ensaios semanais e apresentações semestrais

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ gustavocosta@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/lacorde.html

USP-Quarteto

Descrição: O USP-Quarteto é uma iniciativa atrelada ao Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) do Departamento de Música da FFCLRP-USP. A fundação e o estabelecimento de um corpo musical estável, com a formação camerística de um quarteto de cordas, objetiva a apresentação em concertos e gravações dos repertórios pesquisados pelo NAP-CIPEM, além das fortes interfaces com a música brasileira de todos os tempos e com a produção contemporânea de um modo geral. O USP-Quarteto deverá ser formado por três músicos atrelados à USP e por um músico voluntário. Cláudio Micheletti (primeiro violino da OSUSP), Karen Hanai Micheletti (violinista da OSUSP), Willian Rodriguez (primeira viola da Orquestra de Piracicaba) e André Micheletti (professor de violoncelo do DM da FFCLRP – USP).

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral.

Periodicidade:Trimestral

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ micheletti@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/index.html

Terças Percussivas

Descrição: Ciclo de palestras sobre percussão

Público Alvo: Público em geral

Periodicidade: Bimestral

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ elianasulpicio@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/index.html

Terças Musicais

Descrição: Concertos de caráter didático apresentados pelos alunos do Departamento de Música, com o objetivo de formação de plateia e divulgação de atividades de performance desenvolvidas no Departamento.

Público Alvo: Apresentações gratuitas e abertas ao público em geral.

Periodicidade: Semanal

Contato: (55 16) 3315-3136 / (55 16) 3315-3169 / Fax: (55 16) 3315-4821/ fatimacorvisier@usp.br e corvisier@usp.br

Página Virtual: http://www.ffclrp.usp.br/musica/

visita monitorada

DQ de portas abertas – CEIQ

Descrição: Visita Monitorada ao Departamento de Química constituída de uma palestra e demonstração de experimentos.  Esta palestra tem como objetivo divulgar o Departamento de Química, os cursos que são oferecidos, algumas pesquisas que são desenvolvidas, além de trazer algumas curiosidades químicas que estão presente em nosso cotidiano. Recebemos escolas com turma de no máximo 45 alunos. Duração aproximada: 2 horas

Público Alvo: alunos e professores da educação básica, em especial, de ensino médio.

Periodicidade: durante todo o ano letivo

Contatos: (16) 3315-3856 ; (16) 3315-4387 e (16) 3315-0400/ ceiqusp@gmail.com

Página virtual:  ceiq4.webnode.com

USP e as profissões no DQ

Descrição: Visita Monitorada ao Departamento de Química constituída de uma palestra e demonstração de experimentos.  Esta palestra tem como objetivo mostrar uma visão geral sobre: os cursos oferecidos na USP Campus Ribeirão Preto, formas de ingresso, notas de corte do ano anterior, benefícios oferecidos pela Universidade e cursinhos populares. Recebemos escolas com turma de no máximo 45 alunos Duração aproximada: 2 horas.

Público Alvo: alunos e professores da educação básica, em especial, de ensino médio.

Periodicidade: durante todo o período letivo

Contatos: (16) 3315-3856 ; (16) 3315-4387 e (16) 3315-0400/ ceiqusp@gmail.com

Página virtual: ceiq4.webnode.com

Profissões