Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

FMRP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Av. dos Bandeirantes, 3900
Monte Alegre
14040-900 Ribeirão Preto SP
(19) 3602-3026

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) oferece os seguintes cursos: Ciências Médicas, com duração de seis anos; Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, todos com duração de cinco anos; Informática Biomédica – ministrado conjuntamente com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Fonoaudiologia e Ciências Biomédicas, com duração de quatro anos.

A Faculdade é constituída por 14 departamentos e pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, contando ainda com o apoio de dois Centros de Saúde Escola, Hemocentro, Centro de Medicina Legal, Centro de Atenção Primária à Saúde da Família, cinco Núcleos de Saúde da Família e Maternidade Mater.

A FMRP ministra cursos de pós-graduação, incluindo residência médica, e também treinamento para profissionais ligados à assistência médico-hospitalar.

Atividades Oferecidas

Divulgação Das Atividades Da Fmrp-usp Em Escolas Do Ensino Médio

objetivo: Com o objetivo de aumentar o conhecimento de alunos do ensino médio, matriculados em Escolas Públicas Estaduais da cidade de Ribeirão Preto, sobre os Cursos ministrados pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), estão sendo ampliadas, nesta Instituição, as ações relacionadas ao Programa “A USP e as Profissões”.A Diretoria da FMRP pretende se envolver nesse processo, pois têm estimulado e apoiado a CCEx em suas diversas atividades.

Contato: carlotti@fmrp.usp.br

Aproximação Da Faculdade De Medicina De Ribeirão Preto Com A Sociedade: Divulgação De Cursos E Profissões

objetivo: A CCEx-FMRP, com o apoio da Diretoria da Instituição e da Comissão de Graduação, decidiu aumentar a comunicação com alunos de Segundo Grau, de Ribeirão Preto e de algumas cidades da região, para melhor informá-los sobre Cursos ministrados. Para isso, está sendo produzido material impresso, gravado e para mídia eletrônica e mobilizada equipe de docentes, discentes e funcionários. A exemplo de outros projetos que estão sendo apresentados, este visa a ampliação do “Programa a USP e as Profissões”, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Contato: (16) 3602 2426/ mdlvrodr@fmrp.usp.br

História, Cultura E Extensão No Museu Histórico Da Faculdade De Medicina De Ribeirão Preto Da Universidade De São Paulo

Descrição: Organização de novas exposições periódicas do acervo do Museu Histórico da FMRP-USP, cujos temas, sempre centrados na área medico-biológica, sejam atrativos ao publico, sem descuidar da vocação primeira do Museu – qual seja, a de depositário da historia da instituição. Sempre que pertinente, busca-se a colaboração de artistas cujo trabalho proponha elos com a ciência.

Contato: (16) 999 944 214/ accarval@fmrp.usp.br

Aprender No Museu Histórico Da FMRP-USP

Descrição: Pretende-se privilegiar a organização da coleção de objetos tridimensionais (equipamentos usados nas décadas de 1950-60 em pesquisa, ensino e pratica clínica) e de uma exposição.

Contato: (16) 3315 0707/ ahoffman@fmrp.usp.br

Endereço Eletrônico: museufmrpusp.blogspot.com.br/ facebook.com/museufmrpusprp

Grupos Comunitários De Saúde Mental

objetivo: O programa apresenta objetivos de promoção de saúde mental a partir do desenvolvimento de uma rede comunitária interpessoal de apoio. Neste sentido, são oferecidos espaços de convivência e de compartilhamento de experiências consideradas relevantes no âmbito da saúde mental, adquiridas a partir de vivencias cotidianas ou terapêuticas.

Contato: (16) 3315 4616/ srlourei@fmrp.usp.br

Brinquedoteca E Sucatoteca: Espaço Lúdico Para O Desenvolvimento De Crianças, Adolescentes, Pais E Cuidadores (cir-heribeirão)

Descrição: envolver acadêmicos do curso de TO em atividades de sala de espera, ligadas ao brincar das crianças atendidas no CIR e à orientação aos seus pais/cuidadores sobre a importância do brincar para o seu desenvolvimento pleno.

Contato: (16) 981 516 507/ mapaula@fmrp.usp.br

Terapia Ocupacional Junto A Grupo De Crianças Em Situação De Vulnerabilidade: Estratégia Para A Promoção De Saúde E Cidadania

Descrição: Projeto que oferece ações de promoção de saúde e cidadania, visando a: promover a conscientização das crianças em relação a problemas sociais e de saúde; colaborar para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das mesmas; proporcionar diálogo e interação entre elas e os profissionais envolvidos por meio de comunicação eficiente, contribuindo na melhoria das relações interpessoais; estimular a cooperação e melhorar as relações interpessoais; possibilitar experiências diferentes e novas vivências, desenvolvendo novas habilidades motoras, cognitivas e relacionais; desenvolver ações junto a familiares destas crianças no sentido de favorecer o melhor desenvolvimento biopsicossocial das mesmas.

Contato: (16) 981 516 507/ mapaula@fmrp.usp.br

Xadrez Para Deficientes Visuais

Descrição: desenvolver a coordenação motora estática e a concentração dos participantes, estimular as áreas mentais que ajudam no desenvolvimento da memória, da paciência, do autocontrole, da criatividade, do raciocínio lógico e do espírito de decisão, além de contribuir para a melhoria da capacidade do indivíduo em relacionar-se com seu grupo, o que reflete diretamente na melhoria da inserção social do deficiente no meio que o cerca.

Contato: tel: (16) 999944214 / accarval@fmrp.usp.br

Pessoa Com Deficiência E Cidadania: Articulações Intersetoriais

Descrição: A pessoa com deficiência deve ser vista em sua integralidade, com demandas tanto nos aspectos de saúde, educação, trabalho, participação e inclusão social. Contemplar essas demandas requer uma intervenção considerando ações intersetoriais. Nas ações desenvolvidas no ensino e pesquisa pelos docentes da Terapia Ocupacional do grupo de pesquisa “Saúde, Ocupação e contextos piscossociais”, um dos foco é a pessoa com deficiência e a sua participação na comunidade. Essas ações tiveram como ponto de partida a nossa inserção nas unidades de saúde da família, na qual identificamos pessoa com deficiência com dificuldades de mobilidade e de inserção social, vivendo em atividades restritas basicamente em seus domicílios, exceto nas idas às consultas médicas ou tratamento, e em alguns casos, circulando em espaços do entorno próximo ao seu domicilio, com a rede de relações interpessoais também restritas. A partir da identificação desta questão, iniciamos intervenções junto a esta população, em atividades grupais com objetivo de desenvolver habilidades, atitudes e posturas, como autoestima, autoconfiança, iniciativa e participação social. Inicialmente o grupo é composto por três adultas jovens, moradoras do distrito oeste de Ribeirão Preto. Outras pessoas foram convidadas, mas carecem no momento de condições de transporte, ou locomoção para frequência ao grupo. Se por um lado estas habilidades, atitudes e posturas são importantes para a pessoa com deficiência, sabemos que a inclusão social é considerada uma via de mão dupla, na qual o sujeito e a comunidade são ativos para que a aproximação e a inclusão sejam efetivas. Assim, compreende-se que ações junto à comunidade também são necessárias. Desta forma, este projeto propõe ações visando que as articulações intersetoriais possibilitem novas posturas frente a pessoa com deficiência, especialmente aos participantes do grupo de pessoas com deficiência em desenvolvimento, abrindo caminhos para a inclusão social e cidadania.

Contato: (16) 3315 4694, 3315 4414/ reginadc@fmrp.usp.br

A Escola Vai Ao Teatro: Voz Do Ator E Do Professor

Descrição: O programa envolve projetos de inclusão no universo teatral e formação de plateias para o teatro. É destinado a alunos e professores da rede pública de educação e consiste, basicamente, em levar ao teatro grupos de alunos acompanhados pelos respectivos professores.

Contato: alinewolf@fmrp.usp.br

Promoção De Saúde, Cultura De Paz E Cidadania Nas Escolas

Descrição: 1) favorecer junto aos adolescentes o desenvolvimento de uma cultura de paz, direitos e cidadania; 2) permitir a expressão de necessidades cotidianas diante das peculiaridades do período de desenvolvimento que é a adolescência e o enfrentamento da situação de estudar em escola; 3) favorecer o desenvolvimento e a descoberta de habilidades para o enfrentamento do cotidiano do adolescente na escola pública; 4) favorecer a discussão e a abordagem criativa de temas de interesse do adolescente, da escola e da família.

Contato: (16) 981 516 507/ mapaula@fmrp.usp.br

Modelo De Atenção Integral À Saúde Em População De Baixa Renda Do Município De Jardinópolis Sp: Utilização Da Farmácia

Descrição: A Farmácia da Natureza foi inaugurada em 2003, como parte dos trabalhos da instituição religiosa Casa Espírita Terra de Ismael, entidade filantrópica dedicada à assistência integral à saúde das pessoas. Situa-se no distrito de Jurucê, município de Jardinópolis – SP, região caracterizada por baixa renda e acesso precário ao SUS. Enquadra-se no programa das Farmácias Vivas do SUS e realiza em média 1500 consultas médicas gratuitas por ano. São objetivos deste projeto de extensão: 1. Oferecer ao aluno de graduação em Medicina oportunidade de treinamento complementar na atenção básica à saúde de população de baixa renda, supervisionados por docente da instituição; 2. Oferecer ao aluno de graduação em Medicina experiências no uso de medicamentos fitoterápicos, estratégia terapêutica apoiada pela OMS e regulada no Brasil pela ANVISA; 3. Oferecer à população de baixa renda do município de Jardinópolis acesso gratuito à atenção básica à saúde, na forma de consultas médicas gratuitas e medicamentos fitoterápicos. Para a população, o desenvolvimento deste projeto resultará em melhoria da atenção à saúde, com acesso a consultas médicas, orientações e educação em saúde, solicitação de exames laboratoriais e tratamento farmacológico gratuito.

Contato: carmona@fmrp.usp.br

Atividades Lúdicas E De Contação De Histórias Em Instituição De Acolhimento À Crianças E Adolescentes

Descrição: Sua finalidade principal é envolver acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional em atividades voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes institucionalizadas, e desta forma propiciar uma integração universidade-comunidade que responda de um lado, às demandas de formação profissional na área de Terapia Ocupacional na Infância e Adolescência, e, de outro, às necessidades das crianças e adolescentes alvos de políticas de proteção especial, que por questões sociais e pessoais estão acolhidas em instituição de abrigamento. As ações propostas para crianças, adolescentes e educadores de instituições de acolhimento objetivam possibilitar o contato com histórias infanto-juvenis, como recurso facilitador do desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo de crianças e adolescentes institucionalizados, oferecendo alternativas de enfrentamento do cotidiano gerado pela situação de institucionalização; criar condições para elaboração e resignificação do cotidiano transformado pelos eventos de vida adversos que antecederam a institucionalização, além de capacitar a equipe para contar histórias e desenvolver atividades lúdicas diversas, estimulando e oportunizando o desempenho do principal papel ocupacional na infância, o brincar (brincar livre, brincar dirigido, atividades de faz de conta, histórias infantis, etc.).

Contato: (16) 981 516 507/ mapaula@fmrp.usp.br

 

Hits: 1717

Profissões