Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

FMVZ - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87
Cidade Universitária
05508-270 São Paulo SP
(11) 3091-7682

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP tem como missão formar profissionais que visem à criação e exploração racional, promoção, proteção e restauração da saúde dos animais de acordo com princípios profissionais e éticos, sob a égide do bem-estar animal e social.

Com 97 anos, o curso de Medicina Veterinária está entre os melhores do mundo, ocupando a 38ª posição, segundo o principal ranking internacional, divulgado em março/2016. O ingresso na FMVZ se dá por meio do vestibular da Fuvest (90% vagas) e por meio do Sisu (10% das vagas); anualmente são oferecidas 80 vagas. O curso tem duração de cinco anos e é ministrado em tempo integral. Durante um semestre, os alunos cursam disciplinas no campus Pirassununga, uma das melhores infraestruturas na área de produção animal do país. O último semestre é destinado à realização de estágio curricular supervisionado, proporcionando aos alunos a vivência profissional em instituições nacionais e/ou internacionais, públicas ou privadas. Após a graduação o aluno ainda tem a opção de continuar os estudos em cursos de especialização, pós-graduação strictu sensu e diversas outras modalidades oferecidas.

O enfoque do curso é em três grandes áreas:

Medicina Individual – abrange a clínica médica e cirúrgica de animais de pequeno e grande portes e silvestres, com diversas especialidades, e as áreas relacionadas como a patologia, anestesiologia e diagnóstico laboratorial e por imagem.

Medicina Preventiva – com foco nas populações, visa a solução de problemas nacionais e os que afetam o comércio internacional, relativos à saúde animal, saúde pública veterinária e segurança dos alimentos.

Produção Animal – visa equacionar as condições de manejo, ambiente, alimentação e genética dos animais para aperfeiçoar o potencial produtivo, mantendo o foco bem estar animal, na qualidade dos produtos e na gestão do agronegócio.

A FMVZ conta com o maior Hospital Veterinário da América Latina que presta atendimento a animais de pequeno e grande portes, aves ornamentais e também animais silvestres. Conta com o Museu de Anatomia Veterinária, Biblioteca especializada, Centro Experimental em Pesquisas Toxicológicas e Centro de Biotecnologia de Reprodução Animal.

ATIVIDADES OFERECIDAS

atividades educativas

Educando através dos animais: O papel da Zooterapia no cotidiano escolar

Descrição: Através da experiência de conviver com animais busca-se ensinar e estimular as crianças, desde a mais tenra idade, a desenvolver o olhar crítico e ético sobre posse responsável e respeito a todas as formas de vida para promover mudanças na relação homem-animal, além de oportunizar a vivência de outras formas de expressão do afeto e do pensamento que não se restrinjam aos planos da linguagem e da racionalidade. Outro objetivo, e não menos importante, é expandir um pouco do universo da Medicina Veterinária através da Zooterapia para a comunidade universitária.

Público alvo: Professores e alunos de escolas públicas e particulares.

Contato: Maria de Fatima Martins – tel. 19 3565-4300

Vivências em Zooterapia além dos muros da universidade: atuando junto aos moradores de rua e seus animais

Descrição: O presente é desenvolvido por alunos da FMVZ junto a moradores de rua da cidade de Pirassununga que recebem uma refeição doada pela pastoral da Igreja São Bom Jesus dos Aflitos, configurando um trabalho multi, inter e trans disciplinar. O projeto visa compreender a importância dos animais para a comunidade de moradores de rua de modo a obter subsídio empírico e estatístico para a implementação de políticas públicas que atendam esse segmento social. Como desdobramento deste projeto, um estudo visando comparar o perfil dos moradores de rua que possuem animal e os que não possuem quanto à aspectos relacionados à sociabilização, violência e formas de encarar suas vivências, entre outras.

Público alvo: moradores de rua

Contato: Maria de Fatima Martins – tel. 19 3565-4300

Elaboração do Boletim Eletrônico Socioeconomia & Ciência Animal

Descrição: O boletim é elaborado mensalmente e já se encontra na sua 80ª edição. As seções contempladas são: Editorial; Divulgação de textos elaborados sobre assuntos atuais e de caráter de inovação; Artigos científicos publicados na área de ciência animal e relacionada a ela que foram publicados no mês; Seção especial com resumo dos anais dos principais eventos ocorridos que tenham como tema a Produção Animal, Sustentabilidade e Sociologia Rural; Teses e dissertações defendidas e publicadas no mês de referência; Eventos: cronograma dos eventos que irão acontecer dentro da área das ciências agrárias; Oportunidades de emprego e concursos públicos para profissionais das áreas das ciências agrárias; “Clipping” das últimas notícias veiculadas na mídia sobre produção animal. Portanto, este projeto de extensão procura contribuir para o desenvolvimento técnico e científico baseado na multidisciplinaridade. As edições até então publicadas estão disponíveis no site da Biblioteca da FMVZ/USP.

Público alvo: O boletim é de livre acesso a todos que tenham interesse, bastando enviar uma mensagem solicitando a inclusão do e-mail destinatário para o seu recebimento. Atualmente já se dispõe de, aproximadamente, 1.300 (um mil e trezentos) e-mails cadastrados que recebem mensalmente o boletim.

Contato: Augusto Hauber Gameiro – tel. 19 3565-4300 

Endereço Eletrônico: www3.fmvz.usp.br/index.php/site/biblioteca/publicacoes_eletronicas/s/socioeconomia_ciencia_animal

Projeto Santuário FMVZ-USP

Descrição: Objetiva-se que os graduandos em medicina veterinária se envolvam em atividades de da Saúde Única junto aos munícipes para aumentar sua participação como agentes sociais transformadores e aumentar seu contato com a profissão que escolheram sob uma perspectiva atual; Desenvolver habilidades comportamentais e atitudinais perante proprietários e animais; Capacitá-los a elaborar, a médio prazo, propostas de políticas públicas relacionadas ao controle populacional e bem estar de animais de companhia aumentando a qualidade de vida das populações humana e animal, assim como interferindo positivamente no ambiente em que ambas convivem.

Público alvo: Alunos das escolas situadas nas imediações do atendimento do projeto “Saúde Única”: 600 alunos por escola, 7200 alunos em 12 meses. Munícipes da cidade de São Paulo que serão visitados pelo Projeto Saúde Única: 1000 munícipes por mês, 12000 munícipes em 12 meses

Contato: Paula Papa – tel. 3091-1311

Pergunte ao Costelinha

Descrição: O projeto se baseia na comunicação com a sociedade através de uma pagina do Facebook “Pergunte ao Costelinha” em que um personagem ficcional – um cachorro chamado costelinha- responde a perguntas enviadas pelo público. As respostas são construídas pelos alunos participantes do projeto sob orientação de um docente, pós graduando, residente ou um profissional especialista da área. A linguagem é de fácil entendimento, uma vez que o público é a sociedade em geral. Os assuntos tratados são aqueles de competência do médico veterinário, como segurança alimentar e curiosidades anatômicas, fisiológicas e comportamentais de animais de companhia, de produção ou silvestres. Além de criar laços entre a comunidade FMVZ e a sociedade, o projeto também gera maior interação entre os alunos e professores.

Contato: envio de perguntas através da página do facebook “Pergunte ao Costelinha” ou e-mail: extensao.camrn@gmail.com. As respostas são postadas na página do facebook.

Atendimento a criatórios de bovinos e pequenos ruminantes localizados na Grande São Paulo

Descrição: Objetiva-se orientar os proprietários sobre boas práticas de manejo, bem estar animal e conscientização sobre a produção e a sustentabilidade em comunidades carentes, bem como proporcionar capacitação prática aos alunos através da vivência da clínica de ruminantes.

Público alvo: Proprietários de pequenas propriedades rurais da Grande São Paulo

Contato: Lilian Gregory – tel. 3091-1283

Meditação Dirigida

Descrição: A meditação pode ser o seu refúgio diário na espiritualidade neste mundo turbulento, podendo ser feita a qualquer momento. Basta que se prepare para refletir e compreender além do convencional. A atividade tem duração de 35 a 40 minutos e consta de 3 partes:

1- leitura e comentários de textos referentes à meditação ou relaxamento, que são retirados de sites ou revistas atuais e, que tem dupla finalidade: a informação e o aguardo das pessoas que se atrasam, sem desconsiderar as que chegam na hora.

2- relaxamento propriamente dito – realizado em sala de aula fechada, com pouca luminosidade onde são feitas sugestões para que todos entrem em relaxamento profundo, ao som do canto de pássaros e água. Seguem-se visualizações baseadas na cromoterapia.

3- mensagem de reflexão em Power point com comentários.

Relatos de aumento na calma, segurança, tranquilidade e, consequentemente, redução de ansiedade, estresse e insônia são trazidos em todas as sessões. Meditar é a habilidade de criar um espaço pessoal todos os dias. A prática não requer experiência prévia nem posturas complexas. Não requer nenhuma convicção, não é uma religião e pode ser aprendida por qualquer pessoa independente de idade ou nível de instrução.

Público alvo: Público em geral

Contato: Maria Amélia Zogno – Tel. 3091-1206/3091-1358

Exposição

Museu de Anatomia

Descrição: O Museu de Anatomia Veterinária (MAV) é órgão de integração da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O MAV tem como missão o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade, nas áreas de morfologia e anatomia animal. Foi aberto à visitação pública em 1984 e apresenta em sua atual exposição peças preparadas, estudadas e preservadas por professores, servidores e alunos da FMVZ ao longo dos anos.

Publico alvo: Público Geral

Contato: mavfmvz@usp.br – tel. (11) 3091-1309

Profissões