Faculdade de Odontologia de Bauru

FOB - Faculdade de Odontologia de Bauru
Alameda Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 9-75
Vila Universitária
17012- Bauru SP
(14) 3235-8000

O campus de Bauru abriga a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC ou Centrinho) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru.

A FOB oferece cursos de Odontologia e Fonoaudiologia, em nível de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado) com atendimento clínico à população local e regional, realizando pesquisas científicas nas suas áreas de atuação e desenvolvendo vários projetos de extensão universitária.

O HRAC atua na reabilitação de anomalias congênitas complexas (com destaque para as fissuras labiopalatinas), síndromes raras, além de distúrbios de audição, linguagem e visão. Na prestação de serviços à comunidade, mais de 65 mil pacientes do Brasil passaram pelo HRAC para reabilitação. Nas áreas de ensino e pesquisa, o HRAC oferece cursos de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento.

APOIO AO ALUNO

Os estudantes convivem num campus arborizado e planejado, dispondo de vários serviços que contribuem para o seu desempenho acadêmico: moradia estudantil, restaurante universitário subsidiado pela Universidade, conjunto desportivo, centro cultural, serviço social, comunicação, sala de informática, assistência médica e odontológica, centros acadêmicos, cantina, postos bancários, serviço de correio, estacionamento e portaria 24h. No Serviço Social é possível obter informações a respeito de bolsas e apoios do PAPFE – USP, além de outros projetos desenvolvidos.

A Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus de Bauru, em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária e demais comissões internas de trabalho do campus, tem como objetivo incentivar a prática de ações culturais e esportivas. Oferecer aos docentes, alunos, funcionários, integrantes do programa “Universidade Aberta à Terceira Idade” e à comunidade externa em geral, com diversas opções de atividades, que contribuem para o estabelecimento da qualidade de vida de seus usuários, além de promover a integração da USP com a sociedade. Pintura, canto coral, dança, teatro, artesanato, exposições culturais, condicionamento físico, musculação, corridas universitárias e caminhadas são exemplos das atividades oferecidas.

A CIDADE DE BAURU

Bauru está situada no centro do Estado de São Paulo e dista 320 km da cidade de São Paulo, que é a capital do estado. Fundada em 1896, com uma área de 673,5 km², a uma altitude de 526 m, tem 369.992 habitantes. Tipicamente uma cidade universitária com mais de 30 mil alunos matriculados em instituições de ensino. Oferece diversas atividades sociais, culturais e de lazer e é também referência em atividades esportivas, como basquete e futebol.

Atividades Oferecidas

Atividades Educativas

Heterocontrole da fluoretação da água de abastecimento público de Bauru-SP

Descrição: A consolidação da estratégia de fluoretação das águas de abastecimento público como importante medida de Saúde Pública, na prevenção da cárie dentária e o fato de que, o flúor é um elemento químico presente em diversos produtos, além da água de abastecimento, reforça a necessidade de um controle rigoroso, por parte dos profissionais envolvidos com saúde pública, da concentração de flúor na água de abastecimento público. Os resultados dos estudos anteriormente realizados no município, a singularidade do sistema de abastecimento público de Bauru, justificou a necessidade de se implantar o heterocontrole da água de abastecimento público no município de Bauru, SP. O objetivo deste projeto de extensão é o heterocontrole da fluoretação da água de abastecimento público no município de Bauru, para que desta forma se consiga chegar à manutenção permanente do teor adequado de flúor na água. Os dados coletados são analisados utilizando-se de frequências relativas e absolutas, que são representadas e descritas por meio de tabelas e gráficos. Este trabalho é realizado desde 2004.

Público alvo: população do município de Bauru-SP

Periodicidade: a coleta de uma amostra de água uma vez por mês, durante todo o ano, em 58 pontos distribuídos pelos 19 setores de abastecimento do município, em uma data estabelecida por sorteio.

Contato: Departamento de Ciências Biológicas, área de Bioquímica da FOB-USP – Fone: (14)3235-8246

Atendimento à comunidade

Serviço de Triagem Odontológica

Descrição: Os pacientes que adentram a Faculdade de Odontologia de Bauru para tratamento odontológico, o fazem à partir do Serviço de Triagem, oriundos de Bauru e região. Esses pacientes são inicialmente inseridos no sistema, inclusive com seu número SUS. Seqüencialmente são agendados para serem avaliados por um profissional, o qual à partir do exame clínico e radiográfico, dirige esses pacientes para as clínicas, distribuídas entre as disciplinas oferecidas anualmente no curso de Odontologia.

Público alvo: Munícipes de Bauru e região

Periodicidade: permanente em horário comercial

Contato: Pessoalmente no Serviço de Triagem da FOB ou pelo telefone (014) 3235-8000.

Serviço de Urgência Odontológica

Descrição: O SUO/FOB-USP atende cerca de 40 pacientes por dia, que apresentam dor de origem dentária, infecções bucais, traumatismos alvéolo-dentários e hemorragias bucais.

Publico alvo: pacientes de Bauru e região

Periodicidade: de segunda-feira a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Contato: 3235-8000

Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Descrição: Serviço que funciona no Hospital de Base de Bauru, em convênio com a FAMESP, onde são atendidos pacientes com traumatismos faciais de Bauru e região, agendados pelas UPAs ou Central de regulação de vagas da DRS-VI.

Público alvo: pacientes com traumatismos faciais de Bauru e municípios da região de abrangência da DRS-VI.

Periodicidade: quartas-feiras de manhã.

Contato: 3104-3511   

Clínica Multidisciplinar

Descrição: A Clinica Multidisciplinar da FOB USP, por meio da Clinica de atendimentos a Pacientes Especiais, presta assistência odontológica a pacientes oncológicos e transplantados dos centros de referência do Hospital Amaral Carvalho de Jau e Hospital Estadual de Bauru, além de auxiliar na formação dos alunos de pós-graduação e graduação quanto ao manejo odontológico especial a estes pacientes e cria a acessibilidade à população oncológica a terapêuticas antes não existentes na cidade e região de Bauru.

Publico alvo: pacientes oncológicos e transplantados

Contato: multidisciplinar@fob.usp.br

Serviço de Odontologia Hospitalar

Descrição: Em 2015, por meio de um convênio firmado entre a Famesp e a FOB-USP, iniciou-se o atendimento na área de Odontologia Hospitalar dentro do Hospital Estadual de Bauru, beneficiando pacientes de ambulatório, internação e da UTI, uma parceria acadêmica e cientifica.

Público alvo: prestam assistência odontológica aos pacientes das áreas da Oncologia, Cardiologia, Nefrologia e Unidade de Terapia Intensiva.

Contato: Hospital Estadual de Bauru

Serviço De Biblioteca E Documentação “Prof. Dr. Antônio Gabriel Atta”

Descrição: O Serviço de Biblioteca e Documentação “Prof. Dr. Antônio Gabriel Atta” da FOB-USP oferece infraestrutura e serviços ao ensino, pesquisa e extensão, direcionados aos docentes, pesquisadores, alunos, funcionários do Campus USP Bauru. Junto ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP), atua a partir da Seção de Referência Especializada em Malformações Congênitas Craniofaciais (SRE). Com as demais Bibliotecas da Universidade, compõe o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP).

Ao público externo, a Biblioteca da FOB-USP disponibiliza o uso de seu espaço físico para o estudo e a consulta ao acervo impresso, permitindo o livre acesso às estantes e o uso de computadores, para acesso ao acervo eletrônico (periódicos eletrônicos, bases de dados etc.). Oferece atendimento e orientação sobre o uso do acervo e procedimentos de pesquisa bibliográfica, para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. O empréstimo domiciliar segue restrito aos usuários USP.

A Biblioteca da FOB-USP encaminha, ao público externo, cópia de material disponível em seu acervo, mediante solicitação de serviço de comutação bibliográfica, recebida de outras bibliotecas da USP, do país ou do exterior. Ao público externo que comparece em suas dependências, oferece serviço terceirizado de fotocópia, impressão e encadernação simples. O envio e o fornecimento local de cópias do acervo é regulado pela lei de direitos autorais e normativas dos serviços de comutação.

Publico alvo: comunidade interna e externa à FOB-USP.

Periodicidade: A Biblioteca oferece amplo horário de atendimento ao público interno e externo: de segunda a sexta-feira, das 8 às 23 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Contato: Fone: (14) 3235-8376  Fax: (14) 3235-8330

Profissões