Faculdade de Saúde Pública

FSP - Faculdade de Saúde Pública
Av. Dr. Arnaldo, 715
Cerqueira Cesar
01246-904 São Paulo SP
(11) 3061-7739

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) tem a missão de produzir e disseminar conhecimento e formar pessoas em Saúde Pública e em Nutrição, por meio da pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população e para a formulação de políticas públicas na área. Seus egressos, além de competentes e comprometidos, devem ser socialmente críticos e responsáveis pelos destinos de uma sociedade que se deseja justa, democrática e autossustentável.

Possui cinco departamentos, a saber, Epidemiologia, Saúde Materno-Infantil, Nutrição, Prática de Saúde Pública e Saúde Ambiental, e dois centros de saúde-escola que prestam serviços de saúde em articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Saúde “Geraldo de Paula Souza”, em São Paulo, e o Serviço Especial de Saúde de Araraquara.

O curso de Nutrição, criado em 1939, foi o pioneiro no país. Tem a duração de cinco anos e oferece 80 vagas, anualmente, distribuídas nos períodos matutino e noturno. O perfil do nutricionista formado neste curso é o de um profissional que desenvolve ações de segurança alimentar e nutricional e de atenção dietética, destinadas a indivíduos ou grupos populacionais, com ênfase na promoção e recuperação da saúde, visando ao direito humano a alimentação adequada, pautadas em princípios éticos e humanísticos com repercussão favorável à realidade socioeconômica, cultural e ambiental.

O curso de graduação em Saúde Pública, aprovado em 2010, teve seu primeiro vestibular em 2011. São oferecidas 40 novas vagas, anualmente, no período vespertino. O profissional formado neste curso pode atuar em análise de situação de saúde; política, planejamento e gestão de serviços e sistemas, proteção social, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância em saúde ambiental, saúde do trabalhador, educação em saúde, promoção da saúde, educação ambiental, dentre outras atividades.

ATIVIDADES OFERECIDAS

atividade educativa

Programa de Visitas Monitoradas – USP e as Profissões

Descrição: o programa tem como objetivo recepcionar estudantes de ensino médio e vestibulandos interessados na Faculdade de Saúde Pública, instruindo-os sobre as atividades desenvolvidas na faculdade, suas linhas de pesquisa e projetos de extensão universitária.

Público-alvo: estudantes de ensino médio e vestibulandos

Periodicidade: a visita é oferecida uma vez por ano.

Contato: Comissão de cultura e extensão – 3061 7787

Profissões