Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

FZEA - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Av. Duque de Caxias do Norte, 225
Jardim Elite
13635-900 Pirassununga SP
(19) 3565-4200

Localizada no maior campus em extensão da Universidade de São Paulo, em Pirassununga, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP) foi criada em 1992 (Portaria GR nº 2770, de 3 de julho de 1992, e inaugurada em 6 de agosto do mesmo ano). Oferece ensino, pesquisa, extensão e serviços de alta qualidade na área de produção animal e de alimentos, de maneira fortemente ligada ao agronegócio do Brasil.

A Faculdade está estruturada nos Departamentos de Ciências Básicas (ZAB), Zootecnia (ZAZ) e Engenharia de Alimentos (ZEA). Neles, estão alocadas salas de aula, laboratórios e salas de docentes, distribuídas em mais de 16 mil m² de edificações históricas devidamente adaptadas em 120 mil m² de áreas verdes.

Na FZEA-USP são oferecidos os cursos de graduação em Engenharia de Alimentos (duração de cinco anos), Engenharia de Biossistemas (duração de cinco anos), Medicina Veterinária (duração de cinco anos) e Zootecnia (duração de quatro anos e seis meses), além dos programas de pós-graduação em Zootecnia e Engenharia de Alimentos.

Para complementar a formação acadêmica, os alunos da FZEA-USP podem realizar projetos de iniciação científica sob orientação de docentes, participar de eventos técnicos e científicos oferecidos pela própria Unidade, desenvolver e participar de atividade de cultura e extensão, entre outras. A Faculdade também possibilita a realização de estágios por meio de convênios celebrados com instituições públicas e privadas, e oferece oportunidade de intercâmbio com universidades no exterior.

Além disso, os alunos podem participar de outras atividades acadêmicas e esportivas promovidas pelas entidades estudantis, como Empresas Juniores, Grupo PET Zootecnia, Centro Acadêmico e pelas Associações Atléticas.

ATIVIDADES OFERECIDAS

visitas e palestras

FZEA na Escola – Estimulo ao acesso de estudantes da região ao ensino universitário público

Descrição: Divulgar em Pirassununga os mecanismos de acesso e permanecia na universidade. A divulgação é feita por meio de material impresso, vídeos institucionais, palestras com docentes e alunos de graduação com intuito de estimular os alunos do ensino médio a participarem do vestibular.

Público-alvo: Estudantes do ensino médio de Pirassununga. Serão atingidas escolas públicas (todos os anos do ensino médio) e privadas (incluindo pré-vestibular).

Periodicidade: semanalmente até a FUVEST, após vestibular, bimestralmente.

Contato: Murilo Baesso – baesso@usp.br

Profissões