Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

IAG - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
R. do Matão, 1226
Cidade Universitária
05508-090 São Paulo SP
(11) 3091-4762

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) dedica-se à formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, pesquisa e ensino. Profissionais formados no Bacharelado de Astronomia podem se dedicar ao ensino e à pesquisa em universidades e órgãos governamentais. Os graduados em Geofísica têm um vasto mercado de trabalho: grandes empresas ligadas à exploração de petróleo e outros recursos minerais, atuando no Brasil e no exterior; empresas de engenharia; empresas de consultoria ligadas às questões ambientais, especialmente de resíduos; agências governamentais e universidades. Os profissionais de Meteorologia atuam em órgãos governamentais, institutos de pesquisa, empresas privadas e universidades. Vários ex-alunos montaram a sua própria empresa nas diferentes áreas de formação do IAG.

Bons laboratórios, vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais, possibilidade de contato com alunos de outras universidades do Brasil e do exterior que cursam uma parte de sua graduação ou fazem a pós-graduação no IAG, excelente biblioteca, oportunidades de estágios no exterior e a comunidade de alunos de tamanho pequeno tornam o IAG um Instituto com grande interação entre alunos de vários anos e cursos, enriquecendo a experiência universitária.

Além das atividades de ensino e pesquisa, o Instituto presta serviços à população das mais diferentes formas: consultorias técnicas, cursos de extensão universitária, atendimento à comunidade e visitas programadas de grupos à sua sede, na Cidade Universitária, ao Observatório Abrahão de Moraes, em Valinhos, e à Estação Meteorológica no Parque CienTec da USP.

O IAG oferece três cursos de bacharelado: em Geofísica (com duração de cinco anos), em Meteorologia (com duração de cinco anos) e em Astronomia (com duração de quatro anos); e mantém ainda quatro programas de pós-graduação, com mestrado e doutorado em Astronomia, Geofísica, Meteorologia e Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia. Alunos formados no IAG e em outras universidades brasileiras e estrangeiras fazem parte do corpo discente dos programas de pós-graduação.

ATIVIDADES OFERECIDAS

atividades educativas

Noite com as Estrelas

Descrição:

atividade de observação do céu noturno realizada nas dependências do Observatório Abrahão de Moraes, na cidade de Valinhos, interior de São Paulo.

Público-alvo: público em geral.

Periodicidade: a atividade é mensal, realizada nos finais de semana com lua crescente, a partir das 19h30.

Contato: (19) 3856-5400 | www.observatorio.iag.usp.br

Telescópios na Escola

Descrição: o programa educacional Telescópios na Escola visa o ensino em ciências utilizando telescópios robóticos para a obtenção de imagens dos astros em tempo real. Os telescópios são operados remotamente através de uma página web, não sendo necessário conhecimento prévio em Astronomia. Estudantes e professores podem escolher quais objetos estudar (estrelas, planetas, asteroides, cometas, galáxias etc.), observar e, com apoio dos membros do projeto, decidir como trabalhar com os dados. Para participar, as escolas devem solicitar o uso de telescópio através do preenchimento de um formulário, disponível no site do projeto. Após receber as inscrições, a equipe do projeto vai agendar uma data para cada escola e fornecer todas as informações necessárias para a atividade.

Público-alvo: estudantes e professores de ensino fundamental e médio.

Periodicidade: atividade oferecida durante todo o ano, às quintas e sextas-feiras.

Contato: (11) 3091-2708 | tne@astro.iag.usp.br | www.telescopiosnaescola.pro.br/argus

exposição

Museu de Meteorologia

Descrição: o Museu de Meteorologia tem por finalidade conservar e preservar a memória das atividades meteorológicas desenvolvidas na cidade de São Paulo desde a criação da Comissão Geographica e Geológica, em 1886, e que originou várias instituições, dentre as quais, o Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP). O acervo conta com instrumentos, material bibliográfico e iconográfico, mobiliário e outros objetos que foram preservados ao longo de várias décadas. A exposição pretende mostrar também a influência do tempo e do clima nas mais diversas atividades humanas, bem como fonte de inspiração das artes como a música, arquitetura, literatura e cinema.

Público-alvo: professores e estudantes de ensino fundamental, médio e superior e público em geral.

Periodicidade: permanente.

Contato: (11) 5077-6332 | estacao.aca@iag.usp.br

formação e capacitação

Astronomia – Uma Visão Geral

Descrição: curso de extensão universitária que objetiva fornecer conceitos fundamentais de Astronomia para professores do ensino fundamental II e médio. As aulas acontecem durante uma semana no mês de julho, em período integral, com aulas expositivas e atividades práticas.

Público-alvo: professores com formação superior, do ensino médio e fundamental e graduandos do curso de licenciatura.

Periodicidade: a atividade é anual, oferecida no mês de julho.

Contato: (11) 3091-2710 | ceu1@iag.usp.br | www.iag.usp.br/astronomia/ceu1

Explorando a Meteorologia

Descrição: o curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos básicos de meteorologia que possibilitem aos professores uma abordagem interdisciplinar de seus conteúdos, visando à sua utilização em atividades didáticas e a aplicação dos conhecimentos adquiridos no uso cotidiano.

Público-alvo: professores de ensino médio e público em geral.

Periodicidade: a atividade é anual, oferecida nos meses de janeiro e julho.

Contato:(11) 5077-6332 | estacao.aca@iag.usp.br | www.estacao.iag.usp.br

Treinamento em Observações Meteorológicas de Superfície

Descrição: o objetivo do curso é oferecer um treinamento para observação dos principais elementos da atmosfera, através da leitura instrumental, bem como a interpretação de diagramas obtidos por meio dos instrumentos registradores e a interpretação dos diferentes fenômenos meteorológicos através da observação da nebulosidade.

Público-alvo: professores de ensino médio e público em geral.

Periodicidade: a atividade é anual, oferecida nos meses de fevereiro e julho.

Contato: (11) 5077-6332 | estacao.aca@iag.usp.br | www.estacao.iag.usp.br

visitas monitoradas

Visita à Estação Meteorológica

Descrição: durante a visita, é ministrada palestra sobre meteorologia geral em um pequeno auditório do Parque CienTec. Em seguida, os visitantes são levados ao Cercado Meteorológico, onde eles podem conhecer de perto os instrumentos meteorológicos utilizados no cotidiano da Estação Meteorológica do IAG-USP.

Público-alvo: professores e estudantes de ensino fundamental, médio e superior e público em geral.

Periodicidade: durante todo o período letivo.

Contato: (11) 5077-6332 | estacao.aca@iag.usp.br

Visita ao Departamento de Astronomia

Descrição: as atividades de visita monitorada ao Departamento de Astronomia do IAG-USP têm como objetivo fazer a divulgação científica da Astronomia para o público. A visita inclui palestras ilustradas com recursos de multimídia, seguidas de uma sessão de observação do céu (quando as condições meteorológicas permitem). O ambiente é descontraído, a linguagem é acessível e os monitores são alunos de pós-graduação do próprio departamento. Os grupos são limitados a um número mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas por atendimento.

Público-alvo: estudantes de ensino médio e público em geral.

Periodicidade: durante o período letivo, as terças e quintas-feiras, às 19h, com duração de 2 a 3 horas.

Contato: (11) 3091-2710 | atendimento.aga@iag.usp.br | www.iag.usp.br/astronomia/atendimento

Escolas e grupos: após escolha do tema e a data da palestra em www.iag.usp.br/astronomia/palestras, o professor deve encaminhar um e-mail e informar a data escolhida, o nome e o telefone da escola/grupo, o nível escolar da turma, o número total de participantes da atividade (incluindo professores e/ou monitores) e o tema para a palestra.

Público em geral: enviar um e-mail com nome e RG para efetuar a inscrição. Quando for atingido o número de 15 pessoas inscritas, os inscritos serão avisados da data marcada.

Profissões