Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

IAU - Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Centro
13566-590 São Carlos SP
(16) 3373-9311

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo, inicialmente um Departamento integrado à Escola de Engenharia de São Carlos, passou a existir como unidade autônoma desde 2010, consistindo no primeiro instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus de São Carlos. Pretende, assim, contribuir no atendimento às demandas da região, do estado e do país em relação à formação de recursos humanos adequadamente qualificados para a gestão e produção do ambiente construído.

O IAU oferece atualmente, em nível de graduação, o curso de Arquitetura e Urbanismo: criado em 1985, tem a duração de 5 anos e oferece 45 vagas em período integral. O curso tem como objetivo a formação de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do país, sendo que suas estratégias didático-pedagógicas privilegiam a investigação sistemática no campo da história, das técnicas e das linguagens, a intensa experimentação de soluções e alternativas tanto construtivas como de representação, visando uma ampla formação que articule a dimensão tecnológica às incontornáveis dimensões éticas e sociais, presentes nas diversas possibilidades de desempenho do ofício. Os conteúdos curriculares compreendem estudos sociais e de fundamentação, artes, teoria e história da arquitetura e do urbanismo, tecnologia, dimensões ambientais e de metodologia para elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Para concluir o curso o aluno realiza o Trabalho Final de Graduação, desenvolvido a partir de tema de sua livre escolha.

O IAU mantém laboratórios de apoio ao ensino e suas atividades extracurriculares cumprem papel relevante na formação dos alunos, incluindo viagens didáticas para cidades relacionadas aos temas de estudo de cada ano. Outro destaque do curso é a política de internacionalização do IAU-USP, que ano a ano se consolida como um relevante programa de mobilidade discente.

O exercício profissional caracteriza-se por um amplo espectro de atuação, o qual compreende, principalmente, a edificação, a cidade e a paisagem. Por tratar-se de uma profissão comprometida com o meio social, econômico e cultural, deve manter-se atenta para as dinâmicas do contexto em que atua: a dimensão urbana da sociedade contemporânea, os problemas trazidos pelas mudanças econômicas, as necessidades habitacionais, o pleito por serviços e equipamentos sociais e a necessidade de incorporar a sustentabilidade ambiental na produção da cidade e suas edificações.

Profissões