Instituto de Física de São Carlos

IFSC - Instituto de Física de São Carlos
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Parque Arnold Schimidt
13566-970 São Carlos SP
(16) 3373-9775

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) destaca-se pela sua experiência no ensino e na pesquisa e é reconhecido pelo alto nível científico e pela excelente infraestrutura de seus laboratórios e sua biblioteca.

O IFSC oferece os cursos de bacharelado em Física, Ciências Físicas e Biomoleculares e Física Computacional, além do curso interunidades de licenciatura em Ciências Exatas. Todos os cursos, com duração mínima de quatro anos, aliam uma sólida formação em Física aos conhecimentos nas áreas específicas dos cursos. Seus egressos têm atuado tanto na área de pesquisa básica como aplicada junto a centros de pesquisa e indústria.

No bacharelado em Física, o aluno pode optar pela habilitação Teórico-Experimental ou Óptica e Fotônica. O bacharelado em Física Computacional tem como base uma criteriosa formação em Computação nas áreas de Modelagem e Análise de Fenômenos Complexos.

O curso de Ciências Físicas e Biomoleculares foi criado visando à formação de um profissional com formação sólida em Física Biomolecular que seja capacitado a desenvolver ações estratégicas relacionadas à área de biotecnologia junto à indústria, ensino e pesquisa. O curso de licenciatura objetiva a formação de professores de Ciências para o Ensino Fundamental e com habilitação em Física, Química ou Matemática para docência no Ensino Médio. O ingresso pode ser realizado pela FUVEST ou SISU (ENEM).

O município de São Carlos está localizado no centro do estado de São Paulo, seu IDH é muito alto e possibilita qualidade de vida aos seus habitantes. É reconhecida como “Capital da Tecnologia” e abriga inúmeras spin-offs e startups, oferecendo um ambiente de fomento ao empreendedorismo.

 ATIVIDADES OFERECIDAS

atividades educativas

Escola de Física Contemporânea

Descrição: O objetivo desta escola é possibilitar que alunos talentosos conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país. Além disso, pretende-se chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam elas dentro ou fora do ambiente acadêmico.

Público-alvo: estudantes de ensino médio.

Periodicidade: anual.

Contato: Prof. Dr. Fernando Fernandes Paiva

Endereço Eletrônico: www.ifsc.usp.br/efc/

Programa Universitário por um dia

Descrição: O Programa UNIVERSITÁRIO POR UM DIA busca proporcionar a estudantes do ensino médio da rede pública ou privada a oportunidade de conhecer e vivenciar o ambiente universitário do Campus USP São Carlos, em especial do IFSC. A programação inclui visitas às instalações do IFSC, uma palestra sobre as atividades de pesquisa, ensino e extensão, show de Física e uma apresentação da estrutura dos cursos de graduação do IFSC e as oportunidades no mercado de trabalho.

Público-alvo: estudantes de ensino médio

Periodicidade: diário

Contato: Herbert Alexandre João – saladoconhecimento@ifsc.usp.br

Endereço Eletrônico: www.lef.ifsc.usp.br/salaConhece/

Palestras em escolas – A Física no IFSC e o mercado de trabalho

Descrição: O principal foco da apresentação itinerante “A Física e o Mercado de Trabalho” é desmistificar a Universidade pública e também motivar os alunos do ensino médio à carreira de exatas, especialmente a física. Buscar novos talentos no ensino médio e, para isso, apresentamos todas as perspectivas de atuação de um físico, especialmente, em relação ao seu caráter empreendedor.

Público-alvo: estudantes de ensino médio

Periodicidade: mensal

Contato: Prof. Dr. João Renato C. Muniz e Herbert Alexandre João – saladoconhecimento@ifsc.usp.br

Profissões