Instituto de Matemática e Estatística

IME - Instituto de Matemática e Estatística
R. do Matão, 1010
Cidade Universitária
05508-900 São Paulo SP
(11) 3091-6102

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) está organizado em quatro departamentos: Matemática, Matemática Aplicada, Estatística e Ciência da Computação.

O IME oferece cursos de licenciatura – visando a formar professores para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio – e bacharelado – voltados a profissionais que possam atuar tanto na carreira acadêmica e no Ensino Superior quanto no mercado de trabalho em geral. A licenciatura em Matemática tem duração de quatro anos no período diurno e de cinco no período noturno. Com quatro anos de duração, as modalidades dos cursos de bacharelado são: Matemática (diurno), Matemática Aplicada (diurno), Estatística (diurno), Ciência da Computação (diurno) e Matemática Aplicada e Computacional (noturno).

O IME também oferece cursos de pós-graduação em nível de mestrado e de doutorado, nas mesmas modalidades de seus cursos de graduação, além de participar de um programa de pós-graduação interunidades na área de Bioinformática.

Mantém também os seguintes centros de ensino, pesquisa e extensão: Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, Centro de Estatística Aplicada, Centro de Ensino de Computação, Centro de Competência em Software Livre e Centro de Difusão e Ensino Matemateca.

ATIVIDADES OFERECIDAS

formação e capacitação

Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM)

Descrição: O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática “João Affonso Pascarellli” – CAEM, foi criado em 1985, com o objetivo fundamental de promover atividades e realizar projetos visando ao aperfeiçoamento do ensino de Matemática nos níveis Fundamental e Médio. O CAEM oferece anualmente dezenas de oficinas, com duração de 3, 6 ou 12 horas, que atendem centenas de professores da educação básica, alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP e do curso de Pedagogia da FE-USP. Regularmente o Centro oferece cursos de atualização, que possuem reconhecimento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Muitas atividades são oferecidas aos sábados, algumas no período noturno e durante férias escolares. Anualmente em janeiro, o Centro promove o Verão no CAEM com oficinas concentradas em uma semana e que formam um curso de atualização. O CAEM promove palestras, realiza projetos e eventos, como a Mostra do CAEM, que é bianual. Além disso, conta com publicações e acervo próprios, bem como assessoria aos professores.

Público-alvo: Professores de Matemática da rede pública de ensino.

Periodicidade: Atividades o ano inteiro, ver site do caem.

Contato: caem@ime.usp.br, (11) 3091-6160

Mestrado Profissional em Ensino da Matemática

Descrição: O programa é um curso de pós-graduação stricto sensu do IME que se enquadra na modalidade de Mestrado Profissional, regulamentado pela portaria normativa número 07, de 22.06.09, do Ministério da Educação, que confere à CAPES as atribuições de regular a oferta para propostas de tais cursos e avaliá-las. Recebeu nota 4 na avaliação prévia dessa instituição de fomento.

O objetivo do programa é a formação continuada em nível de pós-graduação de professores de Matemática do Ensino Básico. De nítido caráter público, o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática é gratuito, em conformidade com o Regimento da Pós-Graduação da USP.

Público-alvo: Professores de Matemática

Periodicidade: Inscrições Anuais

Contato: secccpmpem@ime.usp.br

 

Profissões