Instituto de Química de São Carlos

IQSC - Instituto de Química de São Carlos
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Parque Arnold Schimidt
13566-590 São Carlos SP
(16) 3373-9900

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) oferece os cursos de bacharelado em Química e de licenciatura em Ciências Exatas.

O objetivo dos cursos é formar profissionais que possam atuar em atividades de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico no meio acadêmico, em instituições de pesquisa ou na indústria. O curso, em período integral, oferece duas opções: Fundamental (quatro anos) e Tecnológica (quatro anos e meio), com ênfases em Alimentos, Ambiental, Gestão de Qualidade e Materiais.

No curso de graduação, independente de vocação, todos os alunos recebem inicialmente uma formação fundamental que envolve disciplinas de Química, Física e Matemática. Posteriormente, entram em contato com as áreas específicas da Química – Orgânica, Inorgânica, Físico-Química, Analítica, Bioquímica e Quântica – para que recebam os conhecimentos necessários em áreas nas quais futuramente atuarão. Nos primeiros anos, os estudantes cursam disciplinas que são comuns às duas opções, sendo que a escolha por uma delas é feita por mérito acadêmico, quando ingressam no quarto período.

A opção Fundamental é direcionada ao aluno que deseja seguir a vida acadêmica, isto é, dedicar-se à pesquisa e ao ensino em nível superior, enquanto que a opção Tecnológica é orientada àquele que deseja integrar-se à atividade industrial, bem como às pesquisas aplicadas.

Durante a graduação, os estudantes têm oportunidade de realizar estágio de iniciação científica em laboratórios de pesquisa do IQSC.

Os egressos que desejarem seguir a carreira acadêmica encontram no IQSC cursos de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado.

 

ATIVIDADES OFERECIDAS

atividade educativa

Química nas Férias

Descrição: as atividades acontecem durante as férias escolares, em quatro ou cinco dias de julho, em período integral. O grupo PET recebe os alunos que são previamente selecionados pelos professores de química da escola participante.

O objetivo é buscar a efetiva interação dos alunos com o processo de aprendizado, fazendo-os organizar seus achados para construir seus saberes. Não obstante, busca-se uma familiarização destes jovens com o ambiente universitário e com a química. Assim, em consonância com o escopo do projeto, pretende-se realizar atividades de gêneros variados, que primem pela interdisciplinaridade. Num primeiro momento, é feita uma explanação sobre certa problemática, que deve ser discutida pelos alunos, sendo mediada pelos integrantes do PET, ou por profissional competente da área escolhida. Nesta etapa, analisam-se as possibilidades de resolução e propõem-se soluções. Posteriormente, os alunos devem experimentar suas hipóteses, avaliando os conceitos envolvidos, seguida de uma discussão coletiva. Por fim pretende-se gerar um ambiente onde as considerações e observações são ampliadas, proporcionando a elaboração de conclusões acerca dos conceitos. A realização de visitas técnicas pode ocorrer, dependendo da disponibilidade de recursos humanos e financeiros, para complementar e ambientar os estudantes a cerca das atividades realizadas.

Público-alvo: estudantes de ensino médio.

Periodicidade: a atividade é oferecida durante o ano letivo.

Contato: Grupo PET do IQSC-USP | (16) 3373-9994

Profissões