Medicina culinária: da horta comunitária ao ensino sobre alimentação saudável

Congresso Site Publicado

Congressista: Regiani Carvalho de Oliveira
Unidade USP: Faculdade de Medicina

Título: Medicina culinária: da horta comunitária ao ensino sobre alimentação saudável

Coordenador: Thais Mauad

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Regiani Carvalho de Oliveira, Kátia Cristina Dantas, Márcia Saldanha Kubrusly, Solange Carrasco, Paulo Sérgio Zembruski, Thais Mauad,

Resumo:  Estudos de diferentes lugares no mundo mostram que estudantes de medicina apesar dos conhecimentos adquiridos durante a graduação não se consideram aptos ao aconselhamento de seus pacientes na mudança de hábitos alimentares para prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis. Com a experiência da Horta da FMUSP foi criada a Disciplina Optativa de Medicina Culinária Temas como consumo de sal, açúcar e carboidratos são discutidos e, em seguida, um chef de cozinha auxilia os alunos no preparo de receitas adequadas às boas práticas alimentar. Em 2020 a disciplina foi realizada de forma online, com aulas síncronas onde médicos, nutricionistas e chefs discutiram receitas elaboradas pelos alunos em suas casas.  Ao final do curso, 100% dos alunos se consideravam aptos a aconselhar seus futuros pacientes sobre a importância dos alimentos para a saúde. Em 2021 a disciplina será online e trará os temas fome no Brasil, alimentos ultraprocessados, minimamente processados e in natura, microbiota intestinal e alimentos fermentados, vegetarianismo e veganismo e biodiversidade e PANC.

2 comentários em “Medicina culinária: da horta comunitária ao ensino sobre alimentação saudável

1. Naomi Kondo Nakagawa Responder

Parabéns a esse grupo que sempre traz novidades, criações e estímulos ao auto-gerenciamento de alimentação saudável! Um grande abraço a vocês, Profa Naomi

2. Solange carrasco Responder

Tema importantíssimo é só acrescenta conhecimento e opções para a melhora geral de alguns quadros de doenças. Todo conhecimento é rico e só traz benefícios ainda mais se tratando da nossa saude.