Viagem ao mundo dos Micro-organismos e Parasitas Humanos: aproximando a Ciência da sociedade

Congresso Site Publicado

Congressista: Vanessa Bueris
Unidade USP: Instituto de Ciências Biomédicas

Título: “Viagem ao mundo dos Micro-organismos e Parasitas Humanos”: aproximando a Ciência da sociedade

Coordenador: Rita de Cássia Café Ferreira | Vice-coordenador: Vanessa Bueris

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Vanessa Bueris, Barbara Rodrigues Cintra Armelini, Alexandre La Luna, Flavio Krzyzanowski Júnio, Suellen Herbste, Ana Carolina R. Moreno, Alda Maria B.N. Madeira, Mauro Cortez, Kelly Ishida, Rita de Cassia Café Ferreira,

Resumo:  O #Adote é um método que utiliza redes sociais para o ensino de Microbiologia. A vertente “Adote um Micro-organismo”, destinada ao ensino médio, vem sendo aplicada a alunos do Instituto Federal de São Paulo e inclui a atividade de difusão “Viagem ao Mundo dos Micro-organismos e Parasitas Humanos”. Os alunos realizam uma visita ao ICB – USP, percorrendo quatro estações: Bactérias, Fungos, Vírus e Parasitas, que apresentam atividades práticas diversas, visitam laboratórios de pesquisa e participam de atividades lúdicas desenvolvidas pelos mediadores do projeto. Em 2021, o evento foi adaptado para o modo remoto e esse trabalho visou comparar a eficácia das versões presencial e remota. Os resultados demonstraram que esse evento de extensão ajuda na consolidação do aprendizado e instiga o interesse na Ciência. Além de ter caráter multiplicador e poder ser aplicado a diferentes níveis de ensino e diferentes áreas do conhecimento, tanto na sua versão presencial quanto virtual.