Congresso Site Publicado

Congressista: Luiz Felipe de Moraes Won Ancken
Unidade USP: Escola Superior de Agricultura – Luiz de Queiroz –

Título: Monitoramento Da Dinâmica Populacional Do Carrapato-Estrela Amblyomma Sculptum Em Áreas De Influência Direta E Indireta Da Presença De Capivaras No Campus Luiz De Queiroz /Esalq-Usp Em Piracicaba-Sp Como Subsídio Ao Seu Controle

Coordenador: Roberto Arruda de Souza Lima | Vice-coordenador: Gilberto José de Moraes

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Luiz Felipe de Moraes Won Ancken, Rafael da Silva Nunes, Carolina Sacic Vitti, Caroline Meneghetti,

Resumo:  O carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) é o principal vetor da Rickettsia rickettsii, bactéria que causa a Febre Maculosa em humanos. No câmpus “Luiz de Queiroz”, o principal hospedeiro do carrapato é a capivara, que também serve como hospedeiro para a bactéria. Medidas preventivas e de controle vem sendo adotadas na ESALQ nos últimos 15 anos, para reduzir a incidência da Febre Maculosa. Como parte destas, o monitoramento da população de carrapatos é relevante, para o conhecimento da dinâmica histórica da população e como subsídio para adoção de medidas para seu controle em áreas de maior risco aos usuários. Este tem sido feito com o uso de armadilhas de gelo-seco e bandeirolas de arrasto. Ao longo dos anos, o número de carrapatos coletados com armadilha de gelo-seco na mata ciliar tem sido sempre muito mais alto que em áreas fora desta. O número de carrapatos coletados com as bandeirolas em 2021 tem sido muito maior que em anos anteriores.

Palavras-chaves:  Carrapato-estrela, monitoramento, Febre maculosa