Congresso Site Publicado

Congressista: Daisy Francisco Pinato
Unidade USP: Instituto de Geociências

Título: Produtos de divulgação do patrimônio geológico do estado de São Paulo como estratégia de geocomunicação e geoconservação

Coordenador: Maria da Gloria Motta Garcia

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Daisy Francisco Pinato, Maria da Gloria Motta Garcia, Carlos Eduardo Manjon Mazoca,

Resumo:  Discutir o papel do homem como agente geológico, construindo e impactando paisagens, é uma oportunidade de divulgar e promover conceitos geocientíficos. O uso de recursos facilitadores desta comunicação gera uma conexão direta com o público, ou seja, transmitem a linguagem científica de forma acessível. A elaboração de produtos de divulgação a partir de propostas gráficas, digitais e interativas é apresentada neste trabalho por meio de dois materiais interpretativos: i) o livro “Patrimônio Geológico Paulista: uma viagem no tempo geológico em 50 geossítios” e ii) uma série de Geo Cartões. Esses dois recursos estão vinculados à pesquisa básica resultante do projeto de Inventário do Patrimônio Geológico do estado de São Paulo organizado pelo Grupo de Pesquisa em Geoconservação do Instituto de Geociências (IGc USP). Através destas estratégias para fomentar e promover atividades de pesquisa, debate e extensão nas áreas de Patrimônio Geológico, Geoconservação e Educação Ambiental, busca-se ampliar a atuação da universidade na sociedade.

Palavras-chaves:  DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, GEOCONSERVAÇÃO, GEOCIÊNCIAS