Wikipédia no Ensino: uma ferramenta de difusão científica para a comunidade

Congresso Site Publicado

Congressista: Hector Gabriel Corrale de Matos
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Bauru

Título: Wikipédia no Ensino: uma ferramenta de difusão científica para a comunidade

Coordenador: Lilian Cassia Jacob-Corteletti

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Hector Gabriel Corrale de Matos, Larissa Cristina De Conti Pereira, Tatiana de Andrade Lopes, Alexandre Alberto Pascotto Montilha, Thais Catalani Morata, Kátia de Freitas Alvarenga, Lilian Cassia Jacob-Corteletti,

Resumo:  Em vista da carência de conteúdos sobre audição e equilíbrio disponíveis na Wikipédia em português, realizou-se a edição e criação de verbetes sobre o tema. Como motivação para o trabalho destaca-se a relevância da Wikipédia para comunicação em saúde, a incidência de presbiacusia e de sintomas auditivos e vestibulares na COVID-19. O trabalho avaliou o impacto da expansão e criação de conteúdos relacionados à temática. Dessa forma, foram elencados os assuntos ausentes e pouco extensos sobre o tema para edição. No total, dois verbetes foram editados e quatro criados, além de uma tradução e a criação de uma página de testes. Os resultados demonstraram a relevância do trabalho quanto ao fluxo de acesso, adição de caracteres, número de edições e produção científica dos resultados. Assim, a melhoria constante de verbetes é uma ação importante na promoção da democratização do conhecimento, em especial para a comunicação em saúde, tendo em vista a relevância da temática.

Palavras-chaves:  Wikipédia, Comunicação em Saúde, Audiologia