Perspectivas de ensino e aprendizagem por meio de projetos com temas geradores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)

Congresso Site Publicado

Congressista: Neucideia Aparecida Silva Colnago
Unidade USP: Instituto de Estudos Avançados

 

Título: Perspectivas de ensino e aprendizagem por meio de projetos com temas geradores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)

Coordenador: Yvonne Primerano Mascarenhas | Vice-coordenador:

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Neucideia A. S. Colnago, Yvonne P. Mascarenhas, Diany Lee, Rita de Cássia Bortoletto-Santos,

Resumo:  Este trabalho apresenta a contribuição do Grupo de Pesquisa “Difusão Científica em Apoio à Educação Básica” do IEA/USP/Polo São Carlos em parceria com escolas públicas estaduais introduzindo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com temas geradores como recursos didáticos que levam à aprendizagem através de projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos com mediação de professores responsáveis pelo projeto na escola. Visou-se aprimorar o conhecimento técnico pedagógico dos professores quanto às possibilidades de planejamento e execução do ensino-aprendizagem com temas relacionados à disciplina de Ciências, nos anos finais do ensino fundamental e médio. A abordagem interdisciplinar estimulou o interesse dos alunos em pesquisar temas relacionados às diferentes áreas de conhecimento; motivou a curiosidade na busca de respostas para suas indagações apoiada no conhecimento científico. Foram realizados 24 projetos e vários trabalhos acadêmicos apresentados em eventos científicos.

Palavras-chaves:  tema gerador, metodologias ativas, interdisciplina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *