Congresso Site Publicado

Congressista: Dafne Fernanda Alves e Silva
Unidade USP: Escola de Engenharia de São Carlos

Título: A Aquaponia como ferramenta de ensino de sustentabilidade nas escolas: uma ação de extensão à educadores da Educação Básica

Coordenador: Tadeu Fabrício Malheiros

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Dafne Fernanda Alves e Silva, Ariane Baffa Lourenço, Késsia Marçal de Lorena, Everton dos Santos, Vânia Galindo Massabni, Taitiâny Karita Bonzanini, Fernanda da Rocha Brando Ferraz, Andréa Borges, Pedro Barão, Tadeu Fabrício Malheiros,

Resumo:  Este trabalho discute os resultados do curso A Aquaponia como ferramenta de ensino de sustentabilidade nas Escolas, ofertado a educadores da Educação Básica (EB), na modalidade on-line no edisciplinas USP (plataforma Moodle PRCEU). O curso teve a duração de 2 meses e oferecia subsídios teóricos e práticos sobre o sistema de Aquaponia (conceito NEXO- Alimento, Energia e Água), bem como aspectos ambientais e educacionais que o fundamentam. Participaram educadores de 3 estados brasileiros, que como trabalho final elaboraram projetos visando a implementação/estudo do sistema de aquaponia em espaços educativos. O curso configurou-se como uma ação de extensão de grande potencial à discussão e implementação do sistema de aquaponia, relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a conceitos científicos do currículo escolar. Ademais, revelou-se como um canal de aproximação de educadores da EB à universidade, contribuindo com as atividades de  extensão dessa natureza da USP.