Congresso Site Publicado

Congressista: Evaldo Luiz Gaeta Espindola
Unidade USP: Escola de Engenharia de São Carlos

Título: A trajetória do Time Enactus Campus São Carlos no desenvolvimento de projetos socioambientais: dificuldades, situação atual e perspectivas futuras

Coordenador: Evaldo Luiz Gaeta Espindola | Vice-coordenador: Evaldo Luiz Gaeta Espindola

Área Temática: Engenharias

Participantes: Evaldo Luiz Gaeta Espindola, Henrique E. Buassaly, Pedro Diniz Camargo Silva, Patricia T. Seto, Caio Covezzi Pilotto,

Resumo:  O Time Enactus Campus São Carlos iniciou suas atividades em 2013 e, nesta trajetória, contou com a participação de 353 alunos, sendo de 14 cursos de graduação e 3 de pós-graduação. Oito projetos foram desenvolvidos e três estão em andamento, em áreas de atuação e grupos sociais diferenciados, impactando mais de 2000 pessoas. Os projetos contaram com apoio da rede Enactus Brasil, editais da USP, empresas privadas e eventos organizados pelo grupo. Os resultados obtidos têm sido reconhecidos nacional e internacionalmente (KPMG, Ford Fund, Sumitomo, Unilever, WallMart, Cargill, Instituto Credicitrus, entre outros). A trajetória do grupo foi marcada por desafios internos (reconhecimento) e externos (pandemia), o que fez com que o grupo buscasse alternativas para o desenvolvimento dos projetos. Apesar das dificuldades, as atividades de extensão têm demonstrado que elas não somente mudam a trajetória de vida de pessoas menos assistidas, aliviando um pouco as suas dores, mas também contribuem na formação de futuros profissionais com uma visão mais ética e responsabilidade social.

Palavras-chaves:  empreendedorismo social, comunidades, extensão