Congresso Site Publicado

Congressista: Beatriz Cristina Rocha de Oliveira
Unidade USP: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Título: A USP e a São Remo: a atuação dos Programas Avizinhar (1998-2006) e Aproxima-Ação (2013-2021)

Coordenador: Beatriz Cristina Rocha de Oliveira

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Lucas Pinheiro Gariani, Beatriz Cristina Rocha de Oliveira, Lucas Pereira Lima e Motta, Arthur Silvestre da Silva, Teresa França Pinto Nascimento, Martha Delbuque Pimenta,

Resumo:  A Extensão Universitária é um dos três pilares que compõem a universidade pública. Assim, a USP buscou estender sua atuação para com seus territórios vizinhos. Neste artigo, são abordadas duas experiências com o território da favela São Remo. Em 1998 foi criado o Programa Avizinhar, na intenção de aproximar a comunidade USP e externa. O Projeto atuou até 2006, quando a Pasta de Cultura e Extensão Universitária passou da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (CECAE) para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Em 2013, com mesmo intuito e reunindo pessoas que haviam trabalhado na experiência anterior, foi criado o Programa USP Aproxima-Ação. Ambos os projetos tinham (e tem) como foco a atuação com crianças e adolescentes em situação de risco das comunidades vizinhas à Universidade.

Palavras-chaves:  extensão universitária, avizinhar, aproxima-ação