ÁGUA E SOLO NA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Título: ÁGUA E SOLO NA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Coordenador: Tamara Maria Gomes | Vice-coordenador: Fabrício Rossi
Área Temática: Ciências Agrárias

Resumo:  O trabalho é resultado do projeto de mesmo título contemplado pelo Edital 10 – ODS-ONU (2020) da PRCEU/USP para “fomento às iniciativas ligadas aos ODS-ONU”. Teve como objetivo abordar, como capacitação, o ODS 2, para a irradicação da fome e a agricultura sustentável, no que diz respeito aos cultivos agrícolas na promoção de práticas conservacionistas dos recursos naturais, com foco principal na qualidade da água e do solo, visando a produtividade, com fortalecimento da capacidade de adaptação às mudanças climáticas. Dessa forma, foram realizadas 6 lives e gerado um e-book, para um grupo de profissionais da área agrícola, assim como estudantes, por meio de uma linguagem prática e acessível. O curso gerou em torno de 30 inscrições, dos quais 21 completaram a capacitação, entre estes 50% tinham atividade profissional com a agricultura e 45% eram estudantes. O nível de conhecimento sobre os ODS, anterior à capacitação era de baixo a médio. Além dos participantes do estado de São Paulo, a capacitação virtual, possibilitou a participação dos estados de Pernambuco, Alagoas e Roraima.

Palavras-chaves:  ODS 2, capacitação, agricultura familiar, irrigação