Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação

Congresso Site Publicado

Congressista: MONICA DE FATIMA RODRIGUES NUNES VIEIRA
Unidade USP: Escola de Comunicações e Artes

 

Título: Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação

Coordenador: MONICA DE FATIMA RODRIGUES NUNES VIEIRA | Vice-coordenador: Daniela Osvald Ramos

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Mônica Rodrigues Nunes Vieira, Daniela Osvald Ramos, Wagner Sousa e Silva, Renato Levi Pahim, Vera Lucia Marinelli, Cláudia Viegas Saraiva, Sahsha Kiyoko Watanabe Dellatorre,       

Resumo:  Este projeto de cultura e extensão, realizado com apoio da PRCEU, através do edital Empreendedorismo, realizado entre julho de 2019 e julho de 2021, abordou a alfabetização midiática e informacional através da aprendizagem do vídeo com a participação de docentes do Departamento de Jornalismo e Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), do Departamento de Metodologia e Educação Comparada da Faculdade de Educação (FE), professores da EAFEUSP e  discentes dos cursos de Jornalismo, Educomunicação e Letras. Seu objetivo principal foi realizar atividades que pudessem auxiliar crianças, jovens e docentes visando ampliar o acesso a conhecimentos sobre temas voltados ao âmbito do letramento midiático e informacional. Durante a sua realização os esforços se direcionaram à realização de curso de formação para professores de educação básica de escolas públicas, produção de conteúdos em textos, imagens e séries audiovisuais sobre temas que permitam ampliar o repertório sobre o uso crítico das mídias e acompanhamento de atividades realizadas com docentes e discentes na EAFEUUSP.

Palavras-chaves:  alfabetização midiática, audiovisual, escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *