Aprender na Comunidade: a liderança de enfermagem baseada em valores

Congresso Site Publicado

Congressista: Laura Caroline da Silva Guedes
Unidade USP: Escola de Enfermagem

Título: Aprender na Comunidade: a liderança de enfermagem baseada em valores

Coordenador: Chennyfer Dobbins Abi Rached

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Chennyfer Dobbins Abi Rached, Laura Caroline da Silva Guedes, Talita de Sousa Almeida, Larissa Vieira dos Santos, Daniela Berteli Ferreira Barbosa, Carolina Almeida Alves Teixeira,

Resumo:  O Programa Aprender na Comunidade direciona as atividades de ensino fora do ambiente de sala de aula, trazendo para a sociedade contribuições relevantes de desenvolvimento e aprendizado; nesse sentido, esse projeto teve como objetivo identificar os valores pessoais e organizacionais dos enfermeiros buscando o autoconhecimento com foco no aprimoramento da liderança. O público alvo foram enfermeiros que exerciam cargo de liderança. Foi utilizado para o mapeamento de valores e características comportamentais profissionais e pessoais a ferramenta Culture and Value Analysis Tool (C-VAT), a partir dos resultados coletados foi feito um relatório individual de cada um dos participantes, que forneceu um diagnóstico aprofundado e completo sobre os valores que movem as ações. Para refletir sobre a liderança baseada em valores, foi realizado um coaching junto aos líderes de enfermagem que aceitaram participar desse projeto, com foco na potencialização do autoconhecimento. Com os resultados para a instituição, foi possível o autoconhecimento e a a liderança junto à enfermagem.