Arte Comciência: Histórico e Vivências Quanto as Cotas Étnicas e Sociais no Instituto de Física da Usp

Congresso Site Publicado

Congressista: Guilherme da Silva Santos
Unidade USP: Instituto de Física

Título: ARTE COMCIÊNCIA: HISTÓRICO E VIVÊNCIAS QUANTO AS COTAS ÉTNICAS E SOCIAIS NO INSTITUTO DE FÍSICA DA USP

Coordenador: Caetano Rodrigues Miranda

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: CAETANO RODRIGUES MIRANDA, Guilherme da Silva Santos,

Resumo:  O projeto Artecomciência visa desenvolver ações específicas quanto a diversidade e equidade junto à comunidade do Instituto de Física da USP com destaque aos discentes ingressantes oriundos de quotas e ou segmentos sub-representados na Física. Aqui reconstruímos o histórico da implementação das cotas, cobrindo o período de 2006-2020, analisando e identificando os agentes protagonistas no decorrer do processo a partir das Atas da congregação do IFUSP. Por entrevistas mapeamos as experiências dos alunos cotistas, dando ênfase em dificuldades apresentadas, demandas e sugestões. Seja o levantamento do processo histórico de adoção das cotas quanto às entrevistas fundamentaram a proposição de sugestões e intervenções para consolidar as ações afirmativas de discentes de social e financeiramente desfavorecidos. Esse trabalho vem mapeando os alunos cotistas do IFUSP, a fim de melhorar sua integração e vivência acadêmica, potencialmente assegurando a permanência e diminuindo a evasão.