Congresso Site Publicado

Congressista: JEFERSON TAVARES
Unidade USP: Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Título: Bairro Novo no Município De Lagarto-Se – Arquitetura e Urbanismo na Cidade Pós-Pandemia

Coordenador: JEFERSON TAVARES

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: GRUPO PExURB,

Resumo:  O que se apresenta é um projeto de extensão para um novo bairro no município de Lagarto-SE que busca integrar à cidade uma população de alta vulnerabilidade física e social. Foi elaborado por meio de convênio entre a Fundação Pio XII e grupo de pesquisa e extensão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com participação de técnicos e gestores do município. O objetivo foi propor um bairro inclusivo e que seja ambientalmente integrado às condições locais e demandas regionais considerando as particularidades da formação histórica do município. O projeto retoma o modelo de vizinhança hospitalar desenvolvido para a mesma fundação, em Barretos-SP, tendo em vista planejar urbanisticamente a implantação de novas unidades do Hospital de Amor no interior do país. E é formulada como uma nova centralidade que busca combater a dispersão urbana e potencializar os povoados rurais como núcleos de maior autonomia em relação ao centro urbano atual.

Palavras-chaves:  População vulnerável, plano de bairro, vizinhança