Caça-Respostas do Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero

Título: Caça-Respostas do Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero

Coordenador: Sílvia Lacchini

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Cristiane Vitor Pinheiro Maciel, Nilson Silva Souza, Maria Lúcia de Campos Motta, Silvia Lacchini, Edson Aparecido Liberti,

Resumo:  O desenvolvimento de novas metodologias de ensino no campo da anatomia humana tem sido cada vez mais requisitado, por se tratar de uma disciplina complexa, mas de grande importância para toda a área da saúde. Nesse sentido, desenvolvemos um jogo anatômico voltado para os visitantes do Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero (MAH). O jogo foi feito de material reciclável e o intitulamos de “Caça-Respostas”, que segue as mesmas regras do caça-palavras convencional. Ele permite um momento de descontração, desafio e assimilação do conhecimento anatômico adquirido na exposição. Para a sua construção utilizamos placas de papel pluma, papel vinil autocolante, tampinhas plásticas, tinta, pincel, letras impressas em vinil autocolante, cola quente, estilete, tesoura, cordão de algodão colorido, papel A4.  O jogo nos rendeu bons resultados, os quais foram apontados de maneira informal pelos visitantes pois despertou o interesse por aprender anatomia de uma forma nunca apresentada. Os docentes ouvidos comentaram que o jogo é interessante e fácil de ser replicado em suas escolas.