Ciências humanas por filmes: um ferramenta de democracia e ensino

Congresso Site Publicado

Congressista: Ana Lívia Teixeira Rosa de Souza Santos
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Título: Ciências humanas por filmes: um ferramenta de democracia e ensino

Coordenador: Teise de Oliveira Guaranha Garcia

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Ana Lívia Teixeira Rosa de Souza Santos, Yukari Teodoro Costa Fukuti,

Resumo:  Este trabalho pretende compartilhar as experiências do Cineclube Sessão das Dez, projeto que é englobado pelo Cursinho Popular Paiva II e visa democratizar o acesso à educação e à cultura, tendo como público principal alunos do ensino médio de escolas públicas  da cidade de Ribeirão Preto. Atrelado à uma proposta pedagógica, o cinema possibilita uma aprendizagem interdisciplinar, didática e democrática, uma vez que promove a apropriação da cultura, uma percepção mais aguçada, uma reflexão crítica e o debate em  grupo. Desde 2019, o Cineclube passou por diversos momentos e modelos, seja projetando filmes na praça, seja dentro das escolas ou na plataforma do Google Meet. Atualmente, o projeto se articula para a  volta presencial enquanto enfrenta desafios proporcionados pela pandemia,  além da evasão escolar e das limitações financeiras do público alvo.

Palavras-chaves:  ensino, democracia, cinema