CientificaMente ARTE | Residência artística “Com Carinho, Rosalind Franklin”

Congresso Site Publicado

Congressista: Adenilson Matos do Nascimento
Unidade USP: Instituto de Ciências Biomédicas

Título: CientificaMente ARTE | Residência artística “Com Carinho, Rosalind Franklin”

Coordenador: Maristela Martins de Camargo

Área Temática: Linguística, Letras e Artes

Participantes: Helena de Madureira Marques,

Resumo:  Motivações e objetivos

O CientificaMente ARTE é um projeto de cultura e extensão de oportunidades para a exploração e desco-berta em áreas onde Ciência e Arte se encontram. Nesta edição do projeto, a proposta foi direcionada às áreas das artes cênicas, tendo como metas a criação de texto teatral e sua encenação da história de vida da cientista inglesa Rosalind Franklin.

Métodos e materiais

Pesquisa literária e de audiovisual, como leitura de livros e sessões de vídeos biográficos disponíveis;  visita in loco em laboratórios do ICB; entrevistas com professores da Universidade de São Paulo para melhor compreensão dos temas abordados pela pesquisa e conhecimento da história das ciências; treinamento de voz, do conhecimento e consciência do corpo em movimento.

Criação da obra  “Com carinho, Rosalind Franklin” e montagem do espetáculo.

Considerações

O projeto  CientificaMente ARTE conseguiu contemplar os objetivos. No entanto, por falta de recursos financeiros o cenário e figurino não foram feitos.

Palavras-chaves:  Ciencia e Arte; Teatro; divulgação científica