Congresso Site Publicado

Congressista: Fabricio Kitazono de Carvalho
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Título: Clínica do Esmalte Dental: uma proposta concreta de integração de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária

Coordenador: Fabricio Kitazono de Carvalho | Vice-coordenador: Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Fernanda Vicione Marques, Milena Rodrigues Carvalho, Ayla Natalia Ferezin, Simone Cecílio Hallak Regalo, Alexandra Mussolino de Queiroz,

Resumo:  A Clínica do Esmalte Dental surgiu em 2018 como uma Disciplina do Programa de Pós-Graduação a partir da observação cada vez mais frequente de crianças cuja queixa odontológica principal estavam associadas à Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI). A HMI é um defeito qualitativo do esmalte dentário, caracterizado por opacidades demarcadas presentes em pelo menos um primeiro molar permanente, mas que pode afetar outros dentes. O esmalte afetado apresenta menor conteúdo mineral, predispondo o dente a fraturas e a um maior risco de cárie. A partir da criação da disciplina de PG diversas ações foram realizadas, como atividades extramuro de promoção de saúde e de identificação de casos em escolares de Ribeirão Preto, criação de materiais didáticos e de conteúdo digital para educação em saúde, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre a temática desde então. O objetivo do trabalho é o de apresentar a importância da integração ensino-pesquisa-extensão no contexto atual.