Comunicação científica sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis: a experiência da Revista Sustentarea

Congresso Site Publicado

Congressista: Alisson Diego Machado
Unidade USP: Faculdade de Medicina

 

Título: Comunicação científica sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis: a experiência da Revista Sustentarea

Coordenador: Dirce Maria Lobo Marchioni | Vice-coordenador: Aline Martins de Carvalho

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Alisson Diego Machado, Beatriz Machado Martins, Deborah Rocha Fadul, Júlia Wagner Ciscato, Larissa Melina de Lázari Borges Corrêa, Dirce Maria Lobo Marchioni, Aline Martins de Carvalho,       

Resumo:  1. Motivação e Objetivos

A Revista Sustentarea foi criada como uma forma de divulgação científica sobre alimentação saudável e sustentável e tem como objetivo contribuir para que o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão seja alcançado.

  1. Materiais e Métodos

O primeiro passo para o desenvolvimento da revista é a definição dos temas gerais de cada número. Em seguida, são sugeridos temas para cada seção e ocorre a distribuição das matérias. Após a escrita dos textos, cada matéria é revisada pelo editor e pelas coordenadoras do núcleo. A seguir, a revista é diagramada e novamente revisada. Por fim, a publicação é feita por meio das redes sociais e do site do projeto.

  1. Resultados

De 2017 a outubro de 2021 foram publicados 11 números da revista, com um total de 123 matérias e 62 autores. A média de downloads dos números publicados em 2020 e 2021 (n = 6 revistas) foi de 132/revista.

  1. Considerações Finais

A revista tem cumprido o seu principal objetivo de ser um veículo de divulgação científica, democratizando o conhecimento produzido dentro da Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *