Congresso Site Publicado

Congressista: Beatriz de Camargo Poker
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Título: CONSTRUINDO PONTES: ATENÇÃO E CUIDADO A SAÚDE BUCAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Coordenador: Soraya Fernandes Mestriner | Vice-coordenador: Luana Pinho de Mesquita Lago

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Beatriz de Camargo Poker, João Paulo Silveira Rodrigues, Soraya Fernandes Mestriner, Luana Pinho de Mesquita Lago, Wilson Mestriner Junior, Mariana Beduschi,

Resumo:  Populações em Situação de Rua (PSR) são grupos populacionais heterogêneos, que vivem em extrema pobreza e vulnerabilidade social. Este trabalho visa apresentar a experiência interprofissional de estudantes de odontologia junto ao Projeto Pontes, projeto de extensão universitária da FMRP/USP em parceria com a FORP/USP, Programa de Residência em Atenção Integral à Saúde, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e ONGs com foco na Atenção e Cuidado em Saúde da PSR. A Saúde Bucal foi incorporada a ele em 2019, sendo realizadas ações de gestão, promoção de saúde, prevenção e recuperação da saúde bucal. Porém, no contexto de pandemia por COVID-19 as ações focaram na confecção de kits de higiene pessoal e bucal, distribuídos por ONGs parceiras, desenvolvimento de material educativo, ações de educação em saúde com escuta ativa e colaboração na construção de curso à distância acerca do enfrentamento da pandemia pela PSR. Assim, o projeto contribuiu na redução da vulnerabilidade social desse grupo.