Congresso Site Publicado

Congressista: Silvia Maria Leite Agostinho
Unidade USP: Instituto de Química

Título: Continuidade das Atividades de Cultura e Extensão voltadas para o Ensino de Química em tempos de Pandemia

Coordenador: Silvia Maria Leite Agostinho

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Silvia M. L. Agostinho, Joseval Estigaribia, Kelly M. F. Silva, Márcia B. R. Aguilar, Marco A. S. Garcia, Sumaia V. G. Mesquita,

Resumo:  O trabalho se iniciou com o relato dos autores sobre a participação em cursos de extensão universitária promovidos pela USP, entre 2010 e 2020, nos Encontros USP-Escola, coordenados naquele período pela professora Dra. Vera Henriques do IFUSP. Os cursos de Química relatados tiveram como ministrante a professora Dra. Sílvia Agostinho, e contaram com alunos de pós-graduação do IQUSP. Estes encontros tiveram continuidade de forma on-line em 2021, devido à pandemia. Foram inscritos dez professores em reuniões semanais de uma hora, onde os professores de ensino médio escolhiam o tema e, individualmente, discutiam com a ministrante. Os resultados são descritos na forma de depoimentos. Nesse contexto, destacam-se os conceitos discutidos e sua forma de apresentação em aulas on-line, discussões envolvendo os preconceitos em sala de aula, e relevância da afetividade professor-aluno e aluno-tema. A relação ministrante-professor se destacou pela espontaneidade em que os temas foram discutidos.