Contribuição dos bolsistas PUB-PRCEU no desenvolvimento da Coleção Biológica Prof. Edmundo F. Nonato do Instituto Oceanográfico (ColBIO)

Congresso Site Publicado

Congressista: Monica A. Varella Petti
Unidade USP: Instituto Oceanográfico

Título: Contribuição dos bolsistas PUB-PRCEU no desenvolvimento da Coleção Biológica “Prof. Edmundo F. Nonato” do Instituto Oceanográfico (ColBIO)

Coordenador: Mario Katsuragawa | Vice-coordenador: Monica A. Varella Petti

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Monica A. V. Petti, Maria Luiza C. F. Rocha, Thais N. Corbisier, June F. Dias, Maria de Lourdes Zani-Teixeira, Paulo Y. G. Sumida, Sandra Bromberg, Pedro A. Simões, Amanda S. T. Tamura, Mario Katsuragawa,

Resumo:  A Coleção Biológica “Prof. Edmundo F. Nonato” do IOUSP (ColBIO), inaugurada em 2012, mantém uma das maiores coleções de organismos marinhos do ambiente pelágico e bentônico do litoral brasileiro, além de amostras da região antártica. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas PUB-PRCEU na execução de projetos relacionados à coleção possibilitaram um crescimento substancial no número de amostras organizadas, catalogadas e cadastradas para futura inserção no banco de dados e disponibilização on line. Desde sua implementação em 2015, foram concedidas 56 bolsas distribuídas pelos diversos grupos de organismos (zooplâncton, ictioplâncton, peixes adultos, bentos do litoral brasileiro e antártico). A participação na identificação de grupos faunísticos e na análise de dados ambientais tem proporcionado um grande aprendizado aos bolsistas e contribuído para a execução de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, além de artigos científicos. A possibilidade de análises a partir dos resultados gerados foi essencial nestes tempos de pandemia.

Palavras-chaves:  Banco de dados, organismos marinhos