Congresso Site Publicado

Congressista: Priscila Silveira Corrêa
Unidade USP: Instituto Oceanográfico

Título: Criando Materiais Complementares do Mergulho na Ciência USP: uma ferramenta para estimular estudantes e professores do Ensino Fundamental na busca por materiais relacionados à Ciência

Coordenador: Profa. Dra. Camila Negrão Signori

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Priscila Silveira Corrêa, Samara Cazzoli y Goya, Diana Roque, Jamille Rabelo, Amanda Bendia, Beatriz Pinheiro, Francielli Peres, Maria Carolina Kmit, Camila Negrão Signori, Luana Agostini,

Resumo:  O projeto de extensão Mergulho na Ciência USP se iniciou em 2018, a princípio com o nome de Meninas na Ciência, com o objetivo de incentivar meninas do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano), mostrar exemplos de mulheres cientistas brasileiras e incentivar a inserção de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Devido à pandemia de COVID-19, o projeto foi totalmente adaptado para o formato remoto e aberto a estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e professores. Para tal, aulas foram gravadas, formulários foram revisados para a avaliação do curso e coleta de dados, uma plataforma foi contratada para a hospedagem do curso EAD, outros públicos foram aceitos (como os meninos e professores do Ensino Fundamental). Após o encerramento das inscrições, o projeto obteve mais de 25000 estudantes e cerca de 1700 professores inscritos, com participação de 24 países do mundo e de todos os estados brasileiros.