Congresso Site Publicado

Congressista: Nicole Bonassi de Oliveira
Unidade USP: Escola de Comunicações e Artes

Título: Cultura e extensão como um dos pilares da universidade: Projeto Livro, Leitor e Leitura

Coordenador: Francisco Carlos Paletta | Vice-coordenador: Giovana Deliberali Maimone

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Francisco Carlos Paletta, Natália Gabriel da Silva, Nicole Bonassi de Oliveira, Giovana Deliberali Maimone,

Resumo:  Introduz reflexão sobre a importância das atividades de extensão como um dos pilares da Universidade, tendo como objetivo apresentar os benefícios da leitura e a importância do livro para o desenvolvimento da sociedade, objetivando a implantação do Projeto Livro, Leitor e Leitura (PL3) no Departamento de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Busca-se o envolvimento de alunos, professores, bibliotecários e a comunidade externa para uma troca de experiências efetiva através da cultura e extensão universitária. A partir deste instrumental, espera-se estabelecer uma conexão entre o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país e o incentivo à leitura ainda no ensino básico e fundamental, através de projeto que englobe universidade e sociedade.  Entendendo o papel das bibliotecas como agente de transformação social e de difusão da leitura e de conhecimentos, espera-se apresentar um esboço de projeto que transforme os modos de interação do público infantil com a biblioteca.

Palavras-chaves:  Cultura e Extensão. Biblioteca. Leitura.