Curso de Férias em Ciências Biomédicas

Título: Curso de Férias em Ciências Biomédicas

Coordenador: Juliana Meola Lovato

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Beatriz Calasense de Campos, Camilly Melo Garcia Ferreira, Gabriela Melo Vieira Braga, Jéssica Bellotto Werlang, Mariana Grigório de Sant’Ana,

Resumo:  O Curso de Férias em Ciências Biomédicas (CFCB) foi desenvolvido por estudantes da graduação do curso de Ciências Biomédicas (CB), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), com o objetivo de promover conhecimento e a imersão de alunos do Ensino Médio da rede pública no ambiente Universitário. Desde 2016 atuamos promovendo uma semana de experiência ciêntifica durante o périodo de férias escolar, acolhendo mais de 100 alunos de Ribeirão Preto e região durante as quatro edições presenciais até 2019. Os graduandos desenvolviam e lecionavam as aulas teóricas e práticas com o conteúdos relacionados ao curso de CB, e, assim, os alunos do Ensino Médio adquiríam conhecimento e desenvolviam habilidades em laborátório. Ao decorrer de 2020, com o distânciamento social condicionado pela pandemia, alteramos a modalidade do CFCB para online, com aulas remotas e acolhendo mais de 400 alunos da rede pública (70%) e privada (30%) de todas as regiões do Brasil.