Congresso Site Publicado

Congressista: Regina Yoneko Dakuzaku Carretta
Unidade USP: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Título: Desenvolvendo ações para promoção de lazer e participação social junto à pessoa com deficiência visual

Coordenador: Regina Yoneko Dakuzaku Carretta

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Camilla Vitória Dias de Freitas, Karine Pereira Joaquim, Giovanna Dedemo Camargo, Thais Carolyne Nink Lucena, Grasiele Lozano Pires Barbosa, Ana Loiza Parra Dias, Marcela Merino Carneiro, Carolina Tiemi Iasukawati, Evilyn Salles Lemes, Regina Yoneko Dakuzaku Carretta,

Resumo:  Esse projeto objetiva desenvolver ações junto a pessoas com deficiência visual, ampliando-se o envolvimento em atividades de lazer e de participação social articuladas com setores referentes à temática. Além disso, busca-se capacitar os estudantes para atuação junto a esse público e valorizando a cultura e extensão universitária como espaço de articulação com a comunidade e transformação social.  Realizarem-se atividades externas coletivamente para apropriação de espaços públicos e privados no exercício do lazer e participação social. As atividades privilegiaram o acesso a informações, escolha e planejamento junto às pessoas com deficiência visual, e articulação com a comunidade. Com o advento da Pandemia, foram feitos acompanhamento individuais através de contatos telefônicos para escuta, apoio e orientações. Também se utilizou do Instagram e de encontros virtuais abertos ao publico em geral para debate de temas cotidianos da pessoa com deficiência visual, com a participação da mesma.